TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem 'o Culpado

Seminário: Quem 'o Culpado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Seminário  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Quem é o culpado?

Em uma das cartas do rabino Jonathan Sacks, ele aborda o valor de relevar o culpado do problema, ou seja, perdoar. Ele explica isso contando a historia de Adão e Eva. Quando D'us questionou Adão sobre a fruta proibida ter sido comida, Adão culpou Eva, que por sua vez, culpou a serpente. Eles permaneceram remoendo o problema ao invés de focar em uma solução. No caso, o problema era a perda da imortalidade. O rabino diz que após algum tempo, Adão percebe que se ele se se juntasse a Eva e procriasse, a imortalidade perdida não seria mais um problema pois ele continuaria vivendo através de seus filhos. "Ele parou de culpa-lá e viu que eles poderiam criar algo duradouro, mas somente juntos" . O que acontece, é que Adão não só parou de se importar em achar um culpado e se preocupou em achar uma forma de lidar com a mortalidade, como ele parou de julgar Eva a fim de procriar.

O importante é perceber que quando o problema já esta feito, não tem como voltar atrás. Portanto, não servirá a nada nos preocuparmos em achar o culpado. É necessário aprender a lidar com os obstáculos e seguir em frente relevando a culpa, e a melhor forma de agir desse modo é não julgando.

Uma forma de facilitar essa capacidade é através da humildade. Ramban, em sua carta a seu filho, afirma "aquele que é acometido de orgulho em seu coração em relação a outros homens se rebela contra a soberania Divina, porque se glorifica com a vestimenta de D’us, pois está escrito: “D’us reina, Ele Se adorna com o manto da grandeza.”. Assim sendo, todos os homens se igualam diante do Criador. Em Sua ira Ele derruba os orgulhosos; por Sua vontade Ele engrandece os oprimidos. Portanto, seja humilde e o Eterno o exaltará.".

Com essa carta, é possível entender de várias formas por quê é tão valoroso relevar a culpa e ser humilde, isso porque não devemos julgar. O que qualifica qualquer um de nós a estarmos aptos a julgar alguém? Somos todos criaturas de D'us e nossas virtudes e dificuldades, foram todas decididas por Ele. Não somos mais especiais por sermos melhores em algum aspecto que outra pessoa. Todos nós temos defeitos e qualidades e não foram necessariamente obtidas por mérito. Portanto, não somos capazes de julgar o erro do outro. Também, Ramban aborda que temos de nos rebaixar para o Senhor nos exaltar. A partir do momento que nos sentimos superiores e aptos a julgar, estamos nos desviando do caminho judaico e justo de viver.

Concluindo, é necessário que perdoemos os outros pois não somos melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com