TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem Tem inteligência, não precisa de sorte

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DIRIGIDO PARA APRENDIZAGEM

“Quem tem inteligência, não precisa de sorte!”

  1. Disserte sobre o conceito de aprendizagem nas diferentes abordagens estudadas.


De um modo geral, a aprendizagem é uma maneira do sujeito se adaptar ao ambiente e ela resulta na transformação do comportamento. No behaviorismo existem várias definições de aprendizagem, o que diferencia cada uma é a maneira de como ela será aplicada. Por meio do condicionamento clássico, aprendemos a antecipar eventos importantes, como a chegada da dor ou do alimento; já por meio do condicionamento operante, aprendemos a repetir atos que trazem recompensas e a evitar os que acarretam punição; e por fim podemos aprender por imitação, nos guiando pela experiência e exemplos dos outros. Fora do contexto behaviorista, temos a Gestalt que defende que aprendemos melhor pela percepção do todo e não das partes.

  1. Conceitue e defina os princípios do condicionamento clássico


A análise fundamental do condicionamento clássico é a ‘estímulo – resposta’ (E -> R). Ele parte do pressuposto de ter-se inicialmente um estímulo incondicionado (E.I) que provoca uma resposta incondicionada (I.C) e um estímulo neutro (E.N) que sozinho não surte efeito. Quando esse estímulo neutro é colocado junto com o estímulo incondicionado por algum determinado número de vezes, faz com que o sujeito associe um estímulo com o outro. Quando depois disso, o estímulo neutro aparece sozinho e o sujeito reage, esse estímulo deixa de ser neutro e passa a ser um estímulo condicionado (E.C), e essa reação que quando era somente perante ao E.I deixa de ser uma R.I e passa a ser uma resposta condicionada (R.C). Dentro desse processo de condicionamento existem algumas fases como a de aquisição, generalização, discriminação, extinção, assímptota, reaquisição, etc...

  1. Conceitue e defina os princípios do condicionamento operante.


O condicionamento operante é fundamentado na Lei de Efeito, que Aredita que comportamentos acompanhados por conseqüências agradáveis (reforçados) tornam-se mais frequentes, enquanto comportamentos acompanhados por consequencias ruins tendem a diminuir (punitivos). Ele leva em consideração a conseqüência gerada no ambiente. Aanálise fundamental desse condicionamento é a ‘estímulo – resposta- consequencia’. No condicionamento operante se temos um dado comportamento, então, teremos uma dada conseqüência, e o tipo de aprendizagem que ocorre aqui é por modelagem.

  1. Disserte sobre os objetivos da análise aplicada do comportamento e sua importância na psicologia


Os objetivos da APC é partir da verificação experimental e estabelecer leis gerais que regulem o comportamento humano. A análise aplicada do comportamento é a ciência que desenvolve técnicas praticas para produzir mudanças em comportamentos socialmente significativos, acreditando que todo comportamento deve ser estudado e analisado em função das suas contingências com o meio.

  1. Defina como se estabelece a tríplice contingência e esclareça sua importância no processo de condicionamento.


A tríplice de contingência se estabelece com a relação entre o estímulo (interno ou externo), a resposta gerada por esse estímulo e a conseqüência que é seguida por uma mudança no organismo e no ambiente, a mesma exerce influencia na cognição e nos comportamentos futuros. Se não houvesse essa relação seria difícil definir o que causa certos comportamentos no individuo e o que pode ser feito para modificá-lo. 


  1. Disserte sobre  os tipos de reforço que existem, exemplificando-os.

Existem 2 tipos de reforço: o positivo, que é um estímulo agradável dado após ter-se uma resposta desejada, ele aumenta a freqüência dessa resposta; e o negativo, que é a retirada de um estímulo aversivo que esteja atrapalhando a produção de uma determinada resposta, retira-se esse estímulo para tal resposta ser freqüente. Um exemplo do positivo é os pais quererem que uma criança que está apredendo a falar diga “vovó”, toda vez que ela disser “vovó” eles vão comemorar, abraçar a criança, dizer ‘muito bom’, chamá-la de linda, etc.. assim a criança procurará se referir a avó como “vovó”, pra sempre agradar. Já um exemplo do reforço negativo é o sujeito que está estudando normalmente quando percebe que está co dor de cabeça. O que obviamente ele fará? – irá tomar um analgésico para retirar a dor e voltar a estudar bem como antes.

  1. Disserte sobre os tipos de punição que existem , exemplificando-os.


Existem 2 tipos de punição: a positiva, que é a apresentação de um estímulo desagradável para reduzir uma resposta indesejada; e a negativa, que é quando retira-se um estímulo agradável para modelar o sujeito a ter um comportamento desejável. Um exemplo de punição positiva é a criança levar um tapinha na mão toda vez que se atrever a enfiar os dedinhos no buraco da tomada. Já o de negativa é a filha que saiu com o namorado sendo que os pais estabeleceram que ás 22:00h ela tem que estar de volta. Ela chegou às 02:00h e no final de semana seguinte os pais não a deixaram sair com o namorado pra ela aprender a chegar no horário certo.

8. Descreva os tipos de esquemas de reforçamento.

Existe o tipo de reforçamento contínuo, que é dado sempre após obter-se do outro o comportamento desejado. Esse esquema faz com que o ser aprenda mais facilmente, só que também é mais fácil extinguir o que foi condicionado. E existe também o reforço parcial, em que ás vezes as respotas são reforçadas e que às vezes não são, esse tipo de reforço produz maior persistência e maior resistência à extinção. ( O reforço parcial afeta os jogadores de caça-niqueis, pq intermitentemente eles são reforçados, o que fazem acreditar que serão novamente)

  1. Quais os efeitos da punição?


Sabe-se que a punição tem como objetivo reduzir ou extinguir a frenquencia de um comportamento indesejado, só que ao ser usada da maneira incorreta ela propicia efeitos colaterais no individuo, pode gerar comportamentos emocionais e agressivos, como também a evitação do agente punitivo.

  1. Diferencie discriminçação de generalização.


Generalização é quando o sujeito já está condicionado a algo e tudo que tiver semelhança a esse condicionamento passa a impressão de ser a mesma coisa e pode causar a mesma resposta; discriminação é quando o sujeito distingue muito bem um estímulo do outro, assim ele não sai reagindo a todo e qualquer estímulo. Vale lembrar que quanto maior a discriminação menor a generalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com