TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões página 55 Do Livro "UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA"

Trabalho Escolar: Questões página 55 Do Livro "UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01-Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender que o passado e o futuro estão no presente e conhecer as demais áreas do conhecimento humano, pela insaciável necessidade de termos em nos compreender.

Questão 02-Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

Sua localização geográfica, a religião não dogmática, o regime de governo e as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.

Questão 03-Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Sócrates dizia que a principal característica do ser humano era a sua razão (alma), e este abre então um caminho para as teorias da consciência, segundo Platão quando alguém morria, a sua matéria (o corpo) se degradaria, mas a sua alma ficaria livre para ocupar outro corpo, a contribuição de Aristóteles foi inovadora pois ele propôs que a alma e o corpo não podem ser dissociados já que nasceram juntas.

Questão 04-Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

Para o Santo Agostinho a alma não era somente a sede da razão, mas também a prova da manifestação divina no homem e sendo a alma também sede do seu pensar, a Igreja então passa a se preocupar mais com sua compreensão. Tomás de Aquino é quem encontra argumentos racionais para a justificativa dos dogmas e asegura a Igreja a hegemonia no estudo do psiquismo.

Questão 05-Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

No periodo do Renascimento, ele propôs a separação entre corpo e alma e que o corpo sem o seu espírito era apenas uma máquina, então abrindo caminho para o estudo de cadáveres humanos o que possibilitou então o avanço na anatomia e na fisiologia, que ajudaram e tiveram papel importante no progresso da psicologia.

Questão 06-Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com