TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese livro raizes da psicologia

Por:   •  19/5/2017  •  Resenha  •  6.425 Palavras (26 Páginas)  •  1.893 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

[pic 2]

[pic 3]

SUELLEN DE SÁ

091.252

SÍNTESE DO LIVRO RAÍZES DA PSICOLOGIA

[pic 4][pic 5]

Campo Grande

Abril 2016

[pic 6]

FACULDADE UNIGRAN CAPITAL

[pic 7]

[pic 8]

SUELLEN DE SÁ

091.252

           SÍNTESE DO LIVRO RAÍZES DA PSICOLOGIA

[pic 9]

[pic 10]

Campo Grande

05 de Abril de 2016

PARTE I

A PSICOLOGIA FILOSÓFICA OU PRÉ-CIENTÍFÍCA

1. Período cosmológico: os filósofos e as primeiras raízes da psicologia

(Idade Antiga)

Considerando que todo o processo de civilização ocidental e produção de conhecimentos filosóficos tiveram origem na Grécia antiga, de onde surgiram também os primeiros filósofos e pensadores, entendemos que a base para a construção da Psicologia como conhecemos hoje é originada de lá também.

Com o inicio do período Cosmológico (Século VI) surgiram os primeiros filósofos a tentar entender e explicar o cosmos, sua origem e funcionamento. Buscando encontrar respostas que suplantassem a explicação mitológica, que ate então era a única teoria existente para a origem do universo.

A maneira utilizada nessa investigação da origem do mundo ficou conhecida como Elementismo, visando reduzir o maior complexo ao elemento mais simples possível onde encontrariam a origem de todas as coisas.

Abaixo estão listados alguns filósofos deste período, também conhecido como pré-socrático.

Tales de Mileto (640-548 a.C.) foi o primeiro filósofo a buscar uma explicação para o cosmos em um elemento da natureza.

Para ele a origem de todas as coisas (Arché) seria a água. Pois, ao observar a natureza, percebeu que a água poderia ser encontrada na maior parte dos componentes do reino animal, vegetal e mineral. Concluindo, então, que estaria na água a origem do universo.

Heraclito de Éfeso (540-475 a.C.) Em sua observação do mundo percebeu que tudo estava em constante transformação.

Acreditava que o processo em será mais importante que o elemento único. Sua “Arché” seria então o “Devenir” (vir a ser, movimento), com o fogo sendo o elemento básico do cosmos, pois acreditava que tudo era como o fogo e não existia substancia alguma duradoura.

Seu pensamento contribuiu para a psicologia na formação da teoria de que o psicólogo trabalha com essa variação constante e processos que estão sempre mudando.

Pitágoras de Samos (570-496 a.C.) acreditava que o “Arché” era o número. O cosmo seria regido e harmonizado pelos princípios matemáticos.

Formulou um conceito central chamado conceito de harmonia; harmonia do corpo e alma, pais e filhos, de família e Estado, e de Estados entre si.

Propôs a existência de uma alma imortal que habitava no corpo, precedendo a teoria de Platão. Fez uso do termo quantitativo em sua busca pelo descobrimento da origem do universo, termo este que é utilizado ainda hoje pelas ciências modernas.

Anaxágoras de Clazômenas (499-428 a.C) Sua tentativa de explicar o cosmos não era elementista, pois acreditava em uma grande diversidade de elementos, sementes (homeomeriais) que continham o gérmen das coisas. Alguma inteligência ordenadora teria separado essas sementes que foram retiradas do magma e deram origem a todas as coisas. Dizia "tudo está em tudo, pois em cada coisa há uma parte de todas as outras" e contrariava os atomistas acreditando nessa ação divina que iniciou a criação de todas as coisas que então se desenvolveram e se transformaram de maneira mecânica.

Demócrito de Abdera (460-370 a.C) o último elementista desse período, eliminou todo o pensamento místico e acreditou no átomo como o elemento fundamental que estaria presente em todos as coisas do universo.

Haviam átomos materiais e átomos espirituais (alma). Foi o criador do primeiro sistema materialista da antiguidade com a lei “rígida e cega” do movimento dos atos. Determinista, acreditou que a natureza não tinha causa e se explicava por si mesma. Deu importância ao papel dos estímulos externos na determinação do comportamento contra a teoria do livre arbítrio, sendo o homem controlado por forcas externas e sem o domínio de seus atos.

Esses são os principais filósofos e teorias do período cosmológico, pode-se dizer que deram origem ao processo de nascimento da Psicologia.

Depois vieram os Sofistas que retiraram o foco dos estudos da origem do mundo passando-o para o homem e criando assim a fase antropocêntrica, dando origem ao humanismo onde surgiram as questões específicas de ordem psicológica.

2. Período Antropocêntrico da antiguidade: os filósofos e as verdadeiras

raízes psicológicas

Os Sofistas eram professores que iam de cidade em cidade ensinando e tinham uma finalidade prática: buscavam a formação do cidadão.

Esse novo tipo de professor surgiu devido à demanda de um novo tipo de política que vinha se estabelecendo na Grécia, não ensinavam apenas a falar bem, mas também a desenvolver um raciocínio crítico.

Partindo do principio de que todo o critério de certo e errado, bom e mau era impossível de se estabelecer pois era subjetivo, iniciaram o princípio da subjetividade.

Os filósofos clássicos

Sócrates de Atenas era um educador opositor ao movimento sofista. Acreditava que o conhecimento vindo através dos sentidos não era válido, o único conhecimento importante era o do próprio eu, a frase “conhece-te a ti mesmo” era seu princípio básico.

Em suas teorias sobre a educação moral do homem, dizia que a maldade era resultado da ignorância e que só haveria felicidade na busca pelo conhecimento pessoal, intrínseco. Pois o processo de aprendizagem só poderia acontecer quando a pessoa reconhecesse sua ignorância para começar a construir seu conhecimento (“só sei que nada sei).

Chamou seu método de produção de conhecimento como maiêutica, iria fornecendo questionamentos à pessoa para que ela pudesse construir seu próprio conhecimento (parturejar seu conhecimento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (225.6 Kb)   docx (618.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com