TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Do Livro "História Da Psicologia Moderna"

Monografias: Questões Do Livro "História Da Psicologia Moderna". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  3.670 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 1

1) Oque é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

A exploração da das origens da psicologia e o estudo do seu desenvolvimento proporcionam uma visão clara da natureza da psicologia atual.

O conhecimento histórico organiza a desordem e estabelece um significado ao que parece ser um caos, colocando o passado em perspectiva para explicar o presente.

3) Oque diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.

Uma grande diferença entre os dados históricos e os dados científicos é a metodologia para coleta dos dados.

Os dados científicos podem ser coletados através de experiências em laboratório, onde observa-se o comportamento em condições controladas.

Já os dados históricos não podem ser reconstruídos nem repetidos.

Os dados históricos podem ser distorcidos por vários motivos, um erro de tradução de uma língua para outro, pelas distorções introduzidas, de propósito ou por descuido, pelo participante ou pelo observador que registrou o importante evento.

4) Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente em na primeira metade do século XX.

As mulheres mesmo quando estavam capacitadas a ocupar tais posições em pprogramas de pós graduaçãorecebiam salários inferiores aos dos homens e encontraram barreiras para obter uma promoção.

O preconceito levaram psicologos judeus a trabalhar com a psicologia clínica, por que desistiam da carreira acdêmica.

Já os afro-americanos enfrentaram fortes preconceitos na carreira em geral. Em 1940 somente quatro faculdades para negros ofereciam graduação em psicologia, e quando o negro era aceito enfrentava grandes dificuldades para conseguir completar o curso e o preconceito estava presente em seu cotidiano.

Capitulo 2

2) Explique o conceito do mecanicismo. Como esse conceito foi aplicado ao seres humanos?

Doutrina para qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física e da química. O universo seria uma grande máquina.

Segundo essa doutrina,

4) Por que os relógios foram considerados modelos para o universo físico?

Em virtude da regularidade, previsibilidade e exatidão. “Como o universo é uma máquina, ele é semelhante ao relógio; e, assim, o elogio permite-nos compreender em pequena escala o funcionamento em grande escala do universo.” Johan Cristoph

8) Como Descartes diferenciava as idéias inatas das idéias derivadas?

As idéias derivadas são resultados de nossas experiências sensoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com