TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre o filme "O problema não é meu"

Por:   •  9/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO

Estudo de caso:

 

Baseado no filme “O problema não é meu”:

  1. Descreva a situação atual;

 O vídeo mostra o surgimento de uma pequeno foco de incêndio no  jardim de uma empresa. Um problema que seria facilmente solucionado, toma proporções maiores, enquanto cada um dos funcionários se deparam com ele mas dizem “esse problema não meu”. Até que o fogo vai em  direção ao prédio da empresa, e todos no primeiro momento, ficam buscando os responsáveis, acusando uns aos outros. Diante da situação de risco, todos acabaram se unindo para tirá-los daquela situação, e assim, conseguiram controlar o incêndio.

  1. Identifique o tipo de envolvimento da empresa para com seus empregados;

O envolvimento da empresa para com seus funcionários se dá a partir  de um  modelo rígido, burocrático e hierarquizado com uma  fragmentação das responsabilidades, havendo pouco espaço para comportamentos diferentes, que fugissem a rotina.

  1. Identifique que tipos de variáveis do CO você identifica e que solução daria;

Variáveis básicas e variáveis comportamentais.

A solução cabível seria que, mesmo que as partes individuais da empresa, seu todo seja capaz de trabalhar em equipe, para melhor se adaptar às transformações, acompanhando assim o dinamismo da empresa. Ou seja, é necessário haver um comportamento coletivo.

Sem deixar de lado, é claro, as características individuais de cada pessoa, que, de uma forma ou de outra, influenciam a organização. A partir disso, poderia se pensar num desempenho individual que acarretaria em um desempenho grupal, visando melhorias na empresa em questão.

  1.  Qual o problema identificado nesse caso.

O problema da equipe retratada no vídeo se apresenta na falta de responsabilidade, baixa motivação, pouca proatividade, e uma dificuldade de olhar a empresa como um todo, da  falta de compreensão  de que quando fazemos parte de uma organização o problema de um pode se tornar o problema de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com