TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELACIONADO AOS CONTEÚDOS ESTUDADOS SOBRE TEORIAS DE GRUPO

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME: “A ONDA”

RELACIONADO AOS CONTEÚDOS ESTUDADOS SOBRE TEORIAS DE GRUPO.

2. GRAU DE ENTENDIMENTO

(X) fácil ( ) razoável ( ) difícil

3. IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME: 

Nos mostrar o impacto do fascismo na vida das pessoas, o que começou parecendo apenas uma atividade inofensiva de escola acabou realmente se tornando uma ditadura que tirou até vidas. Não é porque estamos no século XXI que coisas como esta não são possíveis de acontecer.  Também nos mostra o quão facilmente o ser-humano pode se deixar influenciar quando se encontra em um grupo que lhe traz uma falsa sensação de segurança… falsa porque em ditaduras a violência para com os que não concordam com ela é uma de suas principais características.  

4. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE:

        No final do filme, quando o colega mais solitário não aceita quando o professor quer pôr um fim na ‘’Onda’’ e saca uma arma, ameaçando todas as pessoas que estão no auditório e depois tirando sua própria vida. Tinha ficado tão cego com o movimento que não via mais sentido em viver sem ele.

        O filme também começa a ficar impactante quando membros da onda começam a sair pela cidade pichando coisas, não deixando pessoas que não fazem parte do grupo entrar na escola, etc...

5. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DO CONTEÚDO SOBRE TEORIAS DE GRUPO

Entendemos um grupo como um conjunto de pessoas num processo de relação mútua e organizado com o propósito de atingir um objetivo… Sendo assim:

Inicialmente, o filme nos faz refletir sobre a união dentro de um grupo, sobre como não importava quem era o mais bonito, popular, bem como sua raça/religião/classe social, pois todos eram iguais dentro da Onda.

“Quando podemos confiar uns nos outros, conquistamos muito mais…”

Podemos identificar dentro da Onda todos os aspectos de um grupo… liderança, status, formação de normas e papel social.

5.1 - Identifique os comportamentos dos membros do grupo.

        O grupo fica completamente consumido pelo movimento e começa a ter ações que nem são mais de quem eles realmente são. Tanto juntos, quanto sozinhos (podendo citar o comportamento do jovem que segue seu professor para “protege-lo”, e também compra uma arma pela internet).

    Começam a esquecer o objetivo inicial do grupo, e usam dos “poderes” que criaram juntos para intimidar pessoas e excluir quem não fazia parte do movimento.

   Também podemos citar o comportamento da jovem que fazia parte da turma, porém, não achava coerente o rumo em que a Onda estava tomando, assim, fazendo seu próprio movimento contra eles.

5.2 – Identifique as possíveis técnicas utilizadas.

Foi utilizado o processo de Cooperação, onde há um conjunto de pessoas trabalhando juntas em prol de um ou mais objetivos, quando estes  lhes parecem oportunos e quando os resultados podem ser mais compensadores. Há também fortes indícios do processo de Liderança pela parte do professor, que pode gerar maior produtividade entre os participantes, elevando o grau de dependência dos integrantes do grupo em relação ao líder.

6. AVALIAÇÃO FINAL

(  ) Ótimo ( x) Muito bom ( ) Bom ( ) Regular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (317.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com