TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA

Por:   •  28/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE UNIBRÁS

Curso de Psicologia

Psicologia da aprendizagem

Relatório de observação em campo

Alunos: Clayton Pereira de Lima, Cristiane Abdala, Lavinya Gomes  Araújo, Luciana Rezende Souza dos Santos, Izadora Mendonça dos Santos

Relatório de observação de aula: uma experiência prática no Colégio Martins Borges

Rio Verde

2019

  1. INTRODUÇÃO

              No dia 12/11/2019, foi feito o trabalho de estudo de campo no colégio Estadual Martins Borges, com o acompanhamento de aula no ensino fundamental da turma vespertina, com a autorização do gestor da escola. A visita foi feita com o objetivo de avaliar os alunos no seu âmbito escolar e o seu desenvolvimento de aprendizagem e os métodos usados para que essa aprendizagem ocorra. Nesse estudo prático buscamos conhecimento na realidade e na integração entre professor e aluno, e principalmente na observação detalhada do comportamento desses alunos.

2.DESENVOLVIMENTO SÓCIO AFETIVO DO ADOLESCENTE

A dificuldade em ter um domínio de sala, muitas das vezes não depende somente do professor, é preciso ter uma ajuda mútua entre a escola e os pais, agregando valores morais e intelectuais, incentivando as crianças e os jovens a se interessar pelo estudo através de estratégias criadas pela escola, como por exemplo, trazer palestrantes para pais e alunos, aperfeiçoamento constante de professores,  incentivar os alunos a trabalhar no desenvolvimento sócio afetivo diariamente, obter acolhimento individual dessas famílias nas reuniões e buscar uma atenção em especial aos alunos que manifestam baixa auto estima, desinteresse e rebeldia, entre outros fatores.

2.1 A primeira aula ocorreu na 7ª série C, que no colégio é conhecida por todos como  “a sala mais difícil de se lidar”, o professor usou métodos expositivos da matéria, mas quanto aos alunos, estavam bastante dispersos, não se comportando de modo adequado, assim por consequência, não absorvendo o conteúdo, e  não alcançando os objetivos propostos.

O professor estava bem calmo, mas preocupado em passar o conteúdo, mesmo em meio do caos, pode observar que ele se sentia impotente em meio as circunstancias.

Atualmente, no Brasil, presenciam-se muitos problemas na Educação da rede pública de ensino, como abandono escolar, crianças que passam pela escola sem mesmo conseguirem se alfabetizar, queixas dos professores em relação à falta de concentração dos alunos, desinteresse, violência e indisciplina que corroboram com a cronicidade dos problemas de aprendizagem. (MAZER; BELLO: BAZON) Dificuldades de aprendizagem: Revisão de literatura sobre os fatores de riscos associados. Psic da Ed. São Paulo, 28, 1 sem de 2009, pp7-21

3. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Quando o aluno possui dificuldade de aprendizagem, o processo se constitui através das várias etapas do desenvolvimento. Quando a criança possui essa característica, se torna imprescindível a conversa com os pais, e se preciso for, o jovem poderá ser encaminhado para AEE (Atendimento Educacional Especializado). É importante ressaltar que nas “Leis das Diretrizes da Educação Nacional ” ressalta sobre a importância da educação inclusiva.

3.1 Havia também em sala um aluno com TEA, Transtorno do Espectro Autista, acompanhado de uma professora de apoio, facilitando o seu processo de aprendizagem e contudo na inclusão desse aluno e na interação social com os colegas, a inclusão deste aluno é vista de forma natural, tanto pelos professores quanto aos olhos de outros alunos. A questão difícil, é com o comprometimento das famílias destes alunos, porque nessa Escola não existe sua participação ativa.

4. DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM

O jovem com dificuldade de aprendizado, sofre com baixa  autoestima, ele também poderá sofrer influência na produção  e em qualquer segmento que for atuar. E ainda poderá ser repreendido por colegas e familiares pelo baixo desempenho, porém o sucesso escolar favorece e estimula o desenvolvimento, e confiança em si mesmo.

Ao relacionar a fatores psicossociais, e econômicos em que esses jovens vivem, observa-se  a influência de forma significativa na vida destes, e sua participação na vida cotidiana na escola, onde alguns,  já trazem de casa uma carga de emoções de difícil resolução e muitas das vezes essa carga emocional, advém em grande parte de problemas familiares geradas, por desordem econômica e psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com