TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE VISITA AO ICPE

Exames: RELATORIO DE VISITA AO ICPE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Psicologia

Turno Matutino

Semestre 6° Docente: Vilma Pelegrino

Docente Vilma Pelegrino

Discente Tâmara Albuquerque Lima

RELATORIO DE PALESTRA

Este relatório tem o objetivo de registrar as principais informações transmitidas na palestra na semana de psicologia sobre ‘’Neuopsicologia’’, ministrada pela professora Vilma Pelegrino no dia 26 de agosto de 2014.

A professora Vilma começou definindo o conceito de ‘’Neuropsicologia’’ relatando que é a ciência cujo objetivo específico é a investigação do papel dos sistemas cerebrais individuais nas formas complexas da atividade mental. “Ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais.”

A neuropsicológica preocupa-se com a complexa organização cerebral e suas relações com o comportamento e a cognição, tanto em quadros de doença como no desenvolvimento normal, e é definida como a ciência aplicada que estuda a expressão comportamental das disfunções cerebrais.

Além disso foi enfatizado, que o neuropsicólogo tem por objetivo principal correlacionar as alterações observadas no comportamento do paciente com as possíveis áreas cerebrais envolvidas, realizando, essencialmente um trabalho de investigação clinica que utiliza testes e exercícios neuropsicológicos. A avaliação neuropsicológica é uma estratégia investigativa destinada a identificar, obter e proporcionar dados e informações sobre o funcionamento mental dos sujeitos. Considera como demanda da avaliação neuropsicológica:

1.a quantificação e a qualificação detalhada de alterações das funções cognitivas, buscando diagnóstico ou detecção precoce de sintomas, tanto em clínica quanto em pesquisa; 2. A avaliação e a reavaliação para acompanhamento dos tratamentos cirúrgicos, medicamentosos e de reabilitação; 3. A avaliação direcionada para o tratamento, visando principalmente à programação de reabilitação neuropsicológica; 4. A avaliação voltada para os aspectos legais, gerando informações e documentos sobre as condições ocupacionais ou incapacidades mentais de pessoas que sofreram algum insulto cerebral ou doença, afetando o sistema nervoso central.

Por seguinte também foi destacado que através do uso de instrumentos (testes, baterias, escalas) padronizados para avaliação das funções cognitivas, o Neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, afeto, funções motoras e executivas. Esse diagnóstico tem por objetivo poder coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central de cada paciente. A partir desta avaliação Neuropsicológica é possível estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos.

Tratamento (Reabilitação) – Com o diagnóstico em mãos é possível realizar as intervenções necessárias junto aos pacientes, para que possam melhorar compensar, contornar ou adaptar-se às dificuldades. Essas intervenções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com