TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EXTINÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO A BARRA

Por:   •  1/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 5

BRUNA SERPA DA CONCEIÇÃO TAVARES DE OLIVEIRA

ELVIS XAVIER DA SILVA

RELATÓRIO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

EXTINÇÃO DA RESPOSTA DE PRESSÃO A BARRA

Trabalho apresentado a disciplina de Análise Experimental do Comportamento. Turma do 3º período do curso de Psicologia.

Professora: MS Isadora Primo Moreira.

PATO BRANCO – PR

04/2018


RESUMO

Relatório acadêmico de Análise Experimental do Comportamento I que teve como objetivo a extinção da resposta de pressão a barra, onde o objetivo desse exercício é observar o efeito produzido sobre a frequência do comportamento. Quando suspendemos a condição experimental da qual nos servimos para promover o aumento ou aparecimento do comportamento e para mantê-lo, o sujeito estava com privação de água por 23 horas, devido às configurações feitas no programa Cyberrat, completamos o experimento de extinção da resposta de pressão a barra quando a frequência de resposta parou completamente depois de 10 minutos seguidos sem o sujeito pressionar a barra.

Palavras-chave: Comportamental, Experimental, Extinção.


1 INTRODUÇÃO

A extinção pode ser definida enquanto um procedimento e enquanto um processo. Enquanto um procedimento, a extinção consiste na suspensão do reforço anteriormente liberado contingente a uma resposta e, consequentemente, na remoção da relação de dependência entre resposta e reforço. Enquanto um processo comportamental, a extinção ocorre quando a resposta retorna aos níveis pré-condicionado,e ao nível operante (e.g., Catania, 1998/1999; Mackintosh, 1974; Skinner, 1938).

Os procedimentos de extinção e de estímulos independentes fontes de controle diversas estariam envolvidas. No procedimento de extinção, os fatores indutores (produzidos pela ausência do reforço) seriam predominantes, enquanto que na apresentação de estímulos independentes, tanto a indução (pela ausência ou presença do estímulo reforçador) quanto a contiguidade resposta-reforço poderiam estabelecer relações de controle sobre o comportamento. Por exemplo, a literatura indica que a extinção e a exposição a esquemas de reforçamento intermitente (que envolve pequenos momentos de extinção) tendem a promover mais variação do que a exposição a esquemas de reforçamento contínuo. Esse fato levou alguns autores a sugerir que a exposição a situações que levam à "redução na expectativa do reforço" aumentariam o nível de variabilidade (Gharib, Derby, & Roberts, 2001; Gharib, Gade, & Roberts, 2004; Wagner & Neuringer, 2006). Considerando que a ausência do reforço induz variação, quanto mais remoto o evento reforçador, maior a contribuição da variação induzida para os níveis de variabilidade observados; porém, quanto mais próximo o evento reforçador, menor a variação induzida. Assim sendo, na extinção, como o evento reforçador nunca é apresentado, a variação estaria sendo continuamente induzida, enquanto que, no procedimento de estímulos independentes, a variação seria induzida apenas quando o reforçador não estivesse presente e tenderia a diminuir com a aproximação do reforço.

2 MÉTODO

2.1 SUJEITO

2.1.2 Sujeito 1

De acordo com informações disponibilizadas para os experimentos na atividade de análise do comportamento utilizamos um software denominado CyberRat no qual o mesmo simula um animal da raça Rattus novergicus de linhagem Wistar albino cujo o nome por nós escolhido foi Jessie. O sujeito esta privado de água a 23 horas e já havia um histórico de aprendizagem prévio de treino ao bebedouro e modelagem de resposta à pressão a barra, disponibilizado pelo software.

2.2 APARELHO

O equipamento laboratorial utilizado foi a Caixa de Skinner – EP 101 modelo 3. Caixa de alumínio, com teto e frente em acrílico transparente, na porta encontra-se um fecho magnético, piso em barras de aço inox, lâmpada de 2 leds no topo da caixa do lado direito, abaixo encontra-se uma barra que quando pressionada possibilita água, no bebedouro localizado na parte inferior direta. 310 mm altura x 260 mm frente x 225 mm fundo. Essa caixa de Skinner é virtual disponibilizado pelo software CyberRat.

2.3 PROCEDIMENTOS

No exercício de extinção consiste em extinguir um estimulo reforçador contingente a uma resposta previamente definida, para que o experimento tivesse eficácia máxima, nesse exercício utilizamos o sujeito Jessie, o reforço foi extinto mesmo que o sujeito fizesse os comportamentos desejados, ele não ganhou o reforçamento.

A chave de controle foi colocada na posição automática de modo que o sujeito pressionasse a barra e obtivesse 10 reforços em CRF. E o sujeito não recebeu nenhum reforço. Nessa fase o objetivo é observar o que acontece com a frequência da resposta de pressionar a barra ao suspender a condição de reforço da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com