TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas das perguntas, presentes na ATPS – Comportamento Organizacional

Ensaio: Respostas das perguntas, presentes na ATPS – Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  Ensaio  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas das perguntas, presentes na ATPS – Comportamento Organizacional – Etapa 3 – passo 1.

 Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Os funcionários se agrupam em grupos formais que surgiram automaticamente para execução de tarefas sem que fossem pré-definidos como grupos e em raros casos grupos informais formados por laços familiares entre irmãos e laços afetivos como é caso das vendedoras.

 Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Grupos Formais: São aqueles definidos pela estrutura da organização, com atribuições do trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Como é exemplo o grupo de Banho e tosa da equipe Pet Glamour é necessário que primeiro seja feita a tosa nos amimais para que depois possa realizar o banho nos mesmos.

Grupos Informais: São alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela ,organização. Estes grupos são formações naturais dentro do meio ambiente de trabalho, que surgem em respostas a necessidade de contato social. Tendo como exemplo o caso das vendedoras da Pet Glamour Elaine Vérner e Leila Xavier por possuir laços que as ligam independente da estrutura organizacional.

 Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

No grupo do Banho e tosa a líder Alba Lourenzão não sabe se impor perante o grupo para melhor intermediar os conflitos existente, fica claro o conflito existente tendo como principal causador Éder Seles responsável pela parte da tosa que se vangloria pela execução do seu serviço desmerecendo as meninas responsável pelo banho Léa Júlio Jordão e Anita Túlio Jordão, o que além deixa-las desmotivadas e frustradas pela falta de realização profissional.

Grupo da Equipe de Vendas, composto por Elaine Vérner e Leila Xavier não existem conflitos evidentes entre elas , o conflito existente está entre elas e o Grupo Administrativos o qual é responsabilizados pelo atrasos de salário e falta de inserção de um diferencial para maior captação de clientes, resultando assim na queda das vendas e aumentando o fator, desmotivacional ocasionando um grande número de faltas e atrasos.

Grupo Administrativo, Composto por Rui Lemes que se queixa de não poder se impor como gerente como é o caso se sofrer influências do Grupo do Banho e tosa que pega produtos sem registros e autorização dele , informando apenas que é ordem da Sócia Alba, o que deixa ele muito irritado é a Iara Santos também componente do grupo não executar sua função de atender o telefone e usar recursos financeiros descontroladamente para uso pessoal, O João Maria responsável pelo grupo administrativo está perdido com a administração, preocupado com a queda de faturamento e acaba culpando a Sócia Alba pertencente ao Grupo do banho e tosa por não ajuda-lo na parte burocrática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com