TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Trabalho Escolar: RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  1.136 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO DO MARANHÃO-CAPEM PSICOPEDAGOGIA CLINICA/INSTITUCIONAL.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SÃO LUIS-MA.

2013

Maria Madalena Sodré Pinto

Estágio Psicopedagogia Institucional

Relatório de Estágio realizado na Escola Campus CEM Bernardo Coelho de Almeida, apresentado ao curso de Psicopedagogia Clinica/Institucional do Centro de Avaliação, Planejamento do Maranhão - CAPEM. Para obtenção de nota na Disciplina Psicopedagogia Institucional.

Prof.ª Marilene M. Ferreira

SÃO LUIS-MA.

2013

1.INTRODUÇÃO

Este relatório de estagio supervisionado de observação tem como objetivo relatar as observações realizadas na Escola Campus CEM Bernardo Coelho de Almeida, observando a metodologia utilizada em sala de aula pelos professores regentes, contrapondo com o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo da disciplina de Psicopedagogia Institucional. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar. Estágio supervisionado do dia sete a dezesseis de outubro de dois mil e treze, na Escola CEM Bernardo Coelho de Almeida localizada na Rua Celso Magalhães, 561, Centro - São Luís-Ma. A escola oferece educação nos três turnos: matutino e vespertino o ensino médio, noturno ensino médio e EJA. As turmas são formadas com 46 alunos por sala. È oferecida merenda escolar. Observamos que todos os alunos participam, sendo que o cardápio é o mesmo nos três turnos. Observamos que no turno da noite existe um maior número de alunos que participam da merenda. A merenda é servida na cantina. Os alunos começam a chegar à escola a partir das 18h30minh, e ficam no pátio e entre 19h00minh toca o sino, e todos os alunos vão para turma. A sala de aula oferece pouco conforto adequado aos alunos, pois possuem apenas dois ventiladores e poucas lâmpadas, as carteiras estavam todas enfileiradas e a minoria dos alunos utiliza uniforme escolar, possui janelas grandes e as carteiras todas organizadas. Alguns professores em sala de aula não têm total controle sobre os alunos, aparentemente os alunos possuem entre si um bom relacionamento, o controle de frequência dos alunos é feito no inicio da aula. Quanto a sua divisão estrutural compreende em salas de: coordenação, direção, professores, secretaria e salas de aula, cantina, laboratório de informática, área de vivência. Observou-se que em todas as salas contém ventilação e iluminação adequada. Sua equipe de apoio é formada por serventes, auxiliar administrativo, secretário, vigia cozinheira.

Escola tem em seu quadro funcional quarenta e dois professores, com nível elevado em sua formação: Graduação e Pós-Graduação com especializações em suas respectivas áreas de conhecimento.

O estágio de observação institucional ocorreu no turno noturno, em salas de aula do 2º e 3º ano do ensino médio e nas três salas destinadas ao EJA. Estágio Supervisionado I realizado pelas as acadêmicas, Edna Mendonça, Madalena Sodré, Maria José Mendes, Meriele de Paula, Telma Serejo e Valtenira Araújo, em salas de aula do 2º e 3º ano do ensino médio e nas três salas destinadas ao EJA do turno noturno. No dia 07 de outubro de 2013 e terminamos no dia 16 de outubro de 2013. Iniciamos nossas observações fazendo uma entrevista com a diretora da escola.

A diretora tem formação superior, pós-graduada em gestão escolar, e sua função na escola gerenciar, organizar, acompanhar, oferecer condições de trabalho para toda a equipe pedagógica, promovendo momentos de distração tanto para os alunos como para os funcionários e acompanhá-los os educando no processo de ensino e aprendizagem. Vale ressaltar que é clara e notória a boa relação que a diretora da escola mantém com os alunos e os funcionários da mesma, pois mantém uma relação de aproximação com os alunos, sendo uma referência para o corpo docente na relação educador-educando. Coordenadora pedagógica: formação superior, pós-graduada. Sua função é oferecer suporte pedagógico, acompanhar a freqüência dos educando. A escola não possui orientador educacional, tendo somente no centro multidisciplinar com grande parceria e apoio no processo de ensino aprendizagem. O corpo docente: todos são graduados e pós-graduados. Com função de educar, orientar, conscientizar, informar, inovar e motivar para o processo de ensino e aprendizado. A elaboração dos planos de ensino ocorre anualmente junto com a coordenadora pedagógica, professore e pais de alunos. O sistema de avaliação ocorre através de atividades individuais. O prédio foi construído especialmente para escola com salas de ambiente especiais com laboratório de informática, área livre para recreação e equipamentos áudios-visuais: projetor de slides, impressora, projetor de filmes e computadores. A escola oferece atendimento especializado. Informa-se que foram observadas as aulas ministradas nos dois primeiros horários, sendo analisados os professores de física, geografia, química e artes. Enfatiza-se que a professora de biologia realizou apenas a entrevista sugerida pelo grupo I, que se encontra em anexo. No período do estágio, os alunos realizaram avaliações bimestrais nos três últimos horários.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No dia sete de outubro de dois mil e treze o professor de Física Mariel, ministrou aula sobre Calorimetria no 2º ano do Ensino do Médio. Ao entrar em sala de aula ele cumprimenta os alunos, e em seguida faz a chamada diária, observou-se que o professor tem domínio da sala, inicia a revisão do conteúdo anterior de prova, tirando as duvidas dos alunos, explicando como deveriam ser resolvidas. Ele está atento aos alunos, observando-os e perguntando se todos entenderam o conteúdo ministrado, os alunos que apresentam dificuldades sobre o assunto abordado têm novas explicações, eliminando suas duvidas. Referente ao aprendizado dos alunos, a maioria resolveram o exercício, o tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com