TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE PSICOTERAPIA NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA

Por:   •  6/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.417 Palavras (10 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 10

CPA - Centro de Psicologia Aplicada

UNIP – Universidade Paulista

Instituto de Ciências Humanas

RELATÓRIO FINAL DE PSICOTERAPIA NA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA

Estagiário (a): Jéssica Karolliny de Oliveira.

Ano: 2017 /1º Semestre

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO2

2 IDENTIFICAÇÃO4

3 DESCRIÇÃO DA DEMANDA5

4 PROCEDIMENTOS6

5 ANÁLISE7

6 CONCLUSÃO10

REFERÊNCIAS11

ANEXOS12

1 INTRODUÇÃO

O atendimento psicoterapêutico foi embasado na abordagem fenomenológica-existencial e teve duração de cinco sessões, ocorridas durante o período de março a abril, sendo estas subdividas em encontros semanais com duração de 50 minutos.
Através da obra
Ser e Tempo (1927) do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976), a analítica existencial passou a ser conhecida e ser a base para o desenvolvimento da chamada psicologia fenomenológico- existencial.

A Fenomenologia é definida por King (2001) como "o estudo das formas como algo aparece ou se manifesta, em contraste com estudos que procuram explicar as coisas a partir de relações causais ou processos evolutivos" (p. 109). A forma como algo se manifesta é o que se chama de fenômeno.

Durante as sessões houve a análise da relação entre consciência e experiência, sendo está reinterpretada como a existência da cliente. Segundo Gomes & Castro (p.82, 2010) “A fenomenologia se refere à subjetividade, que é o sujeito cognoscente, com o objetivo de saber como o sujeito exerce a capacitação para o conhecimento”.

Diante a abordagem adotada nas sessões psicoterapêuticas, procurou-se ouvir as queixas e as experiências vivenciadas pela cliente com o intuito de ter maior conhecimento da problemática e de fazê-la compreender tais fenômenos e sentimentos sob a ótica da Fenomenologia-Existencial.

Segundo Gomes & Castro (p.86, 2010):

A psicoterapia existencial investiga a história de vida de um paciente, como em qualquer outro método terapêutico. Contudo, não busca explicar a história de vida e suas idiossincrasias patológicas. Ao contrário, compreende esta história de vida como modificações da estrutura total do ser-no-mundo dos pacientes. Essa modalidade de terapia não mostra apenas onde, quando e até que ponto o paciente falhou em realizar a totalidade de sua humanidade, mas tenta fazê-lo experienciar isso o mais radicalmente possível. O objetivo será alcançado o quanto mais rápido o terapeuta explorar, não as estruturas temporais, mas as estruturas espaciais do mundo de significação de um paciente.

Ao longo do período de atendimento, houve o constante exercício da escuta terapêutica, que é requisito básico deste e também se objetivou promover diversas reflexões diante ao que era trazido pela cliente, a fim desta enxergar novas possibilidades de escolha e ação perante as demandas trazidas.

Segundo Gomes & Castro (p.83, 2010):

A psicoterapia é um processo comunicacional no qual uma pessoa (o profissional) compreende e intervém em outra pessoa (paciente/cliente) que busca ser ouvida ou tratada. Esse atendimento pode ser individual ou grupal, para casais ou para famílias, podendo assumir práticas ampliadas como atendimento à comunidade, nas mais diversas combinações sociais e culturais.

Assim, a clínica fenomenológica e a prática psicoterápica assenta-se em dois fundamentos: foco na relação interpessoal na situação de tratamento e foco em práticas reeducativas. O papel da reflexão é de clarificar a experiência para a consciência, e a consciência para ela mesma e objetivo é encontrar a abertura para o novo que está escondido na diversidade da experiência e nas sombras da consciência. (Gomes & Castro, p. 85, 2010).

2 IDENTIFICAÇÃO

Nome: R. C. S. M

Data de nascimento: 16/10/1966

Idade: 50 anos.

Sexo: Feminino

Estado Civil: Casada.

Escolaridade: Ensino Médio

Dia do atendimento: Quarta-Feira às 18h00min.

Prontuário: 2395.

Estagiária: Jéssica Karolliny de Oliveira.

Supervisora: Elaine de Souza Venceslau.

3 DESCRIÇÃO DA DEMANDA

A queixa inicial relatada pela cliente referiu-se a dificuldade de tirar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), onde relatou que sofria de ansiedade e possuía dificuldades para memorizar informações referentes às aulas teóricas do CFC – Centro de Formação de Condutores e que isso estava afetando outras situações de seu cotidiano, assim também como sua saúde fisicamente.

A partir da segunda sessão, a mesma trouxe outra demanda que se referia a uma grande angústia que estava vivendo em seu casamento e passou a relatar diversos conflitos que estavam ocorrendo devido seu marido ser muito ciumento.

4 PROCEDIMENTOS

DATA

Nº Sessão

Atividade e/ou recursos técnicos utilizados

Quem compareceu

15/03/17

1

Escuta livre: A paciente trouxe à tona sua queixa, angustias e frustrações as quais te vivenciado durante o processo de tirar CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Foi realizado o preenchimento de algumas informações do prontuário, assim como o contrato verbal.

Cliente

22/03/17

2

Neste atendimento a paciente expôs outra queixa, na qual relatou sobre sua relação com o marido e suas angustias no casamento. A mesma vivenciava há algum tempo um relacionamento conturbado com o marido devido o ciúmes dele, e relatou que isso estava atrapalhando seus demais relacionamentos com a família. Demostrou sobre a incompreensão perante aos fatos que estavam ocorrendo e falou sobre separação. Além de trabalhar alguns aspectos, fazendo-a refletir sobre tudo o que foi dito, houve a escuta livre e o acolhimento.

Cliente

29/03/17

3

Falta injustificada

Cliente

05/04/17

4

Nesta sessão houve a escuta livre, a cliente demonstrou uma grande necessidade de falar sobre os últimos acontecimentos em relação ao marido. A mesma estava decidida sobre a separação e já havia se mudado para casa da irmã em outra cidade, o que dificultaria a continuação na psicoterapia. O tempo disposto foi utilizado para refletir sobre as possibilidades existências que estavam sendo abertas, a recolocação da cliente em seu processo de ser, assim como, a potencialização da autoconfiança e autoestima diante ao novo processo que estava ocorrendo.

Cliente

13/04/17

5

Falta injustificada

Cliente

20/04/17

6

Falta injustificada

Cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com