TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CLÍNICA: ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Por:   •  21/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.705 Palavras (15 Páginas)  •  6.313 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2][pic 3]

        

LARISSA CRISTINA STANKEVECZ

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CLÍNICA:
          ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Foz do Iguaçu-PR

2018

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA CLÍNICA

I. Introdução         

         O presente relatório trata da prática do estágio curricular em Psicologia Clínica tomando-se por base a Abordagem Cognitivo Comportamental.

A disciplina Estágio Supervisionado II em Psicologia Clínica é dividida em duas etapas: Supervisão, realizada às segundas-feiras no horário de 17:45h às 19:00h com a orientação do supervisor Karine Brito e de atendimento realizado na Clínica de Psicologia do Centro Universitário Dinâmica Das Cataratas, localizado na Av. Paraná - 5661 - Vila A. Este atendimento é realizado uma vez por semana no período de uma hora. Os alunos se dividem em subgrupos de supervisão de acordo com a definição da abordagem teórica do estágio.  Atualmente na faculdade dispõe de supervisores que atuam embasados em três abordagens teóricas: Psicanálise, Ludoterapia, Cognitivo-comportamental.

Sendo assim, passei a integrar um grupo de seis estagiários que escolheram atuar na Abordagem Cognitivo-comportamental.

Este relatório tem como objetivo apresentar a minha trajetória durante o estágio. Relatando as vivências comuns ao grupo de estágio, além das opiniões provenientes de vários momentos de troca e discussões a respeito das experiências vividas. E, individualmente, registro dos aspectos particulares da minha vivência.

         A tabela abaixo apresenta informações sobre o número de sessões, a duração das sessões, o dia da semana e a data em que ocorreram os atendimentos, resultando em um período aproximado de dois meses de atendimento. O período de atendimento descrito na tabela e as informações contidas correspondem ao atendimento de um paciente, no entanto o paciente obteve algumas faltas, realizando apenas 3 sessões presente.

Número da sessão

Duração da sessão

Dia da semana

Data de atendimento

Sessão 1

50 minutos

Quinta-feira

27/09/2018

Sessão 2

50 minutos

Quinta-feira

04/10/2018

Sessão 3

50 minutos

Quarta-feira

10/10/2018

Sessão 4

50 minutos

Quinta-feira

25/10/2018

Sessão 5

50 minutos

Quinta-feira

01/10/2018

Sessão 6

50 minutos

Sexta-feira

16/11/2018

II. Fundamentação teórica da abordagem         

Fundamentos Históricos da Terapia Cognitivo- Comportamental

As terapias cognitivo-comportamentais surgiram a partir da terapia comportamental tradicional, que, por sua vez, foi uma inovação das abordagens comportamentais radicais aos problemas humanos. A principal distinção entre as terapias cognitivo-comportamentais e as terapias comportamentais, como já mencionada, é a incorporação da perspectiva mediacional nas abordagens cognitivo-comportamentais aos problemas. Esse fenômeno de incorporação ocorreu em diferentes momentos com diferentes abordagens cognitivo-comportamentais, mas principalmente durante o final da década de 1960 e na primeira parte da de 1970 (Kazdin, 1978).

Embora a perspectiva comportamental tenha sido a força dominante por um certo tempo, no final da década de 1960, estava ficando claro que uma abordagem não mediacional não seria suficientemente ampla para explicar todo o comportamento humano (Mahoney, 1974).

Os primeiros textos na área da terapia cognitivo-comportamental (Beck, 1967) traziam afirmações que rejeitavam sumariamente a ênfase psicanalítica nos processos inconscientes, em material histórico e na necessidade de uma terapia de longa duração baseada no desenvolvimento de insight sobre a relação de transferência e contratransferência.

Todas essas tentativas de delinear perspectivas de autocontrole sobre a modificação do comportamento compartilhavam a idéia de que o indivíduo tem capacidade de monitorar o seu comportamento, de definir objetivos internos para o comportamento, e de orquestrar as variáveis ambientais e pessoais para alcançar alguma forma de regulação do comportamento de interesse.

Outro aspecto do início da formação das terapias cognitivo-comporta-mentais foi o desenvolvimento e a identificação de diversos teóricos e terapeutas que se identificavam como de orientação cognitivo-comportamental. Algumas das pessoas que começaram esse processo explicitamente foram Beck (1967, 1970), Cautela, (1967, 1969), Ellis, (1962,1970), Mahoney (1974), Mahoneye Thoresen (1974) e Meichenbaum (1973, 1977).

 Semelhanças e Diferenças Entre as Tccs

        Os termos terapia cognitiva (TC) e o termo genérico terapia cognitivo-comportamental (TCC) são usados com frequência como sinônimos para descrever psicoterapias baseadas no modelo cognitivo. O termo TCC também é utilizado para um grupo de técnicas nas quais há uma combinação de uma abordagem cognitiva e de um conjunto de procedimentos comportamentais. A TCC é usada como um termo mais amplo que inclui tanto a TC padrão quanto combinações teóricas de estratégias cognitivas e comportamentais.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um termo utilizado para descrever as intervenções psicoterapêuticas que visam reduzir o sofrimento psicológico e o comportamento desajustado, alterando processos cognitivos (Kaplan et al., 1995).

Portanto, a TCC abarca os elementos essenciais tanto das teorias cognitivas como comportamentais.

Psicoterapia cognitivo-comportamental é uma prática de ajuda psicológica que se baseia em uma ciência e uma filosofia do comportamento caracterizada por uma concepção naturalista e determinista do comportamento humano, pela adesão a um empirismo e a uma metodologia experimental como suporte do conhecimento e por uma atitude pragmática quanto aos problemas psicológicos” (RANGÉ, 2001, p.35).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (245.4 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com