TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ORGANIZACIONAL: Relatório da Empresa NIMBUSTI

Por:   •  10/3/2016  •  Seminário  •  6.335 Palavras (26 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 26

                

Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES[pic 1]

Curso de Psicologia

ORGANIZACIONAL I

[pic 2]

Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES[pic 3]

Curso de Psicologia

Psicologia organizacional I

Relatório da Empresa NIMBUSTI

Ana Elizabete N. Barroso

Ana Paula Oliveira

Claudelis Toledo

Camila Ribeiro

Darlene Farias Silva

BRASÍLIA

NOVEMBRO de 2015


1. Estrutura Organizacional

De acordo com a teoria de Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa." Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas, recursos, financeiros e outros.  

A organização da empresa também pode ser definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando o alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Portanto, a organização é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. E a qualidade é o resultado de um trabalho de organização.

2. Objetivos

2.1. Objetivo Geral:

 Reconhecer alguns elementos que caracterizam uma organização produtiva, de forma que, com uma compreensão mais específica dessa organização possamos eleger um cargo a ser estudado. Conhecer a organização de forma detalhada.

2.2.Objetivo Específico:

Reconhecer a estrutura física e a estrutura dinâmica da organização.

3. Detalhamento da Organização

3.1. Estrutura Física

A  Nimbus Tecnologia Inovação trata - se de uma empresa micro, que estar no processo de formação, atua no ramo tecnológico desenvolvendo tecnologias de ponta, como:  

- desenvolvimento para Internet;

- integração e análise de Dados;

- computação em Nuvem;

- Consultoria para problemas com base tecnológica; entre outros.

 A empresa fica localizada no SCS Qd.01 Bl. A Sala 1202, Brasília/DF. A empresa fica instalada em uma sala com aproximadamente 4 metros quadrados.  Possui algumas mesas com cadeiras, notbooks entre outros mobiliários e eletrônicos. É nesse ambiente que são desenvolvidas as atividades propostas pela empresa.

 3.2. Estrutura Dinâmica

A empresa é composta por quatro funcionários, dois sócios e dois estagiários, essa equipe de pessoal é especializado e estão em constante atualização , propondo processos ao seus clientes, demonstrando confiança e satisfação.  A Nimbusti,  é uma Startup  tecnológica, esse tipo de empresa, no geral, não possui um modelo organizacional definido. Não há uma estrutura hierárquica definida, mas sim, uma estrutura plana, onde todos os integrantes se relacionam e interagem entre si, contribuindo, cada um, com a sua criatividade e expertise.

Demonstrou ser um contexto permissivo, com práticas que motivam os seus integrantes.  A empresa, considerada por seus sócios como inovadora, tem como objetivo fugir dos modelos  tradicionais  de empresa que existem no mercado.  O mercado tecnológico é considerado pela empresa como criativo, dinâmico, onde tudo evolui rapidamente, com pessoas motivadas e criativas.

Como foi observado, a organização não se enquadra dentro da  padronização dos modelos tradicionais de estrutura propostos por Frederick Winslow Taylor e Henry Ford─ que propõem princípios de planejamento, execução e controle, produzindo a maior quantidade de produto possível tendo menor custo, se preocupando apenas com os processos para se obter eficácia.

3.3. Estratégia da Empresa

         A estratégia da empresa é de autogerenciamento, auto-organização. De acordo com o conceito de free work (conjunto de diretrizes, parâmetros que norteiam o grupo para o autogerenciamento e autonomia). O objetivo é diluir o poder dentro das equipes. Cada membro tem vários papéis e várias funções. Por exemplo, as reuniões periódicas da empresa, sobre as estratégias que serão discutidas, são gerenciadas a partir das decisões em equipes, analisam se em conjunto os dados e as possibilidades do mercado. Os membros da equipe exercem todas as funções, ora coordenando, ora liderando, ora executando  os projetos.

4.  Histórico da Empresa

A  Nimbusti é  recém-formada no mercado de trabalho, tem aproximadamente um ano e oito meses no mercado de trabalho.  Foi fundada pelo Felipe e pelo seu sócio que viram que o mercado tecnológico é lucrativo e de alta rentabilidade, então, os dois  fundaram a empresa,  conduzido-a  como um experimento científico, ou seja, é uma empresa encubada pelo Centro Universitário de Brasília, funciona  desenvolvendo  experimentos tecnológicos que são criados e aplicados no mercado de trabalho.

Hoje a empresa está em fase de formação  no mercado, contudo, esse é um ramo  muito competitivo, mas em relação o que foi proposto de inicio pelos fundadores à  Nimbusti,  até os dias atuais, estar superando a expectativas dos sócios, Ou seja estar provando ser uma empresa  que  veio ocupar seu lugar no mercado tecnológico. 

 4.1. Missão

Criar e integrar  soluções tecnológicas de ponta que possam gerar alto valor para os negócios e para as pessoas, ou seja, tecnologias que sejam fáceis de usar, com baixo custo e que cause impacto real nos resultados. 

4.2. Visão

Fazer o melhor, guiado pelo princípio do que é certo. Utilizando a curiosidade, a criatividade e a paixão como combustível para entender profundamente os problemas e assim servir melhor ao mundo.

4.3. Valores

Respeito, Qualidade, Ética, Satisfação, Harmonia, Honestidade,  Lealdade e Companheirismo

5. Modelo de Gestão de Pessoas

A gestão da empresa é participativa e descentralizada, feita por profissionais criativos e inovadores, que visam de forma franca e aberta o comprometimento de todos com os objetivos e resultados da empresa. A gestão adota princípios de qualidade e criatividade, mantendo sempre seus clientes e integrantes ligados ao mercado tecnológico. Trabalha de forma colaborativa e acredita que a diversidade de visão, características e ideias ampliam a consciência sobre a necessidade das pessoas. Ou seja, a criatividade pode ser potencializada quando pessoas diferentes andam juntas com um único objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)   pdf (338.5 Kb)   docx (97.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com