TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO – VISITA TÉCNICA E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO

PSICOLOGIA

RELATÓRIO – VISITA TÉCNICA E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

PORTO VELHO/RO

2018

ELIANA ARIELE VIEIRA SANDES

RELATÓRIO – VISITA TÉCNICA E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Relatório apresentado ao Curso de Psicologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA, como atividade componente da atividade prática na disciplina Psicologia Institucional.

Orientadora: Profª Me. Anne Emanuelle Cipriano da Silva.

PORTO VELHO/RO

2018

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

No dia 17 de maio do corrente ano, alunos do 7º período do curso de psicologia da faculdade FIMCA, em companhia da professora Anne Emanuelle Cipriano da Silva, na disciplina de psicologia institucional, realizamos uma visita técnica nas dependências da 17ª Base Logística, um grupamento militar que presta serviço de suprimento de recursos e realiza o apoio logístico à 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Localizado em Porto Velho- RO, na Avenida Pinheiro Machado.

Durante a visita percebi que a 17ª Base Logística tem características de instituição total que segundo Goffman (1987, p.11) “ a instituição total é um local de residência e de trabalho onde um grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por um período considerável de tempo, levam uma vida fechada e formalmente administrada”. As instituições totais podem ser enumeradas em ate cinco categorias. A instituição visitada entra na categoria de número 4, onde a intenção é de realizar de um modo mais adequado alguma tarefa instrumental.  A 17ª Base Logística é fechada por muros que delimitam seu território, os indivíduos que lá estão têm como parte de suas obrigações, uma participação visível nos momentos adequados às atividades do estabelecimento, isso exige deles uma mobilização da atenção além de certa submissão pessoal à atividade em questão. Essa participação obrigatória na atividade do estabelecimento é considerada como um símbolo do compromisso e da adesão do indivíduo.  Os problemas de adesão visíveis nas atividades programadas do estabelecimento são indicadores do modo como os indivíduos se adaptam ou não ao papel e definição que o estabelecimento lhes impõe (Goffman, 1987, p.17-18).

A Partir do momento que o indivíduo passa a fazer parte de uma instituição total, entra em ação mecanismos daquilo que Goffman chama de “mortificação do eu”, retiram do indivíduo tudo que ele traz do seu “mudo de fora”. Na 17ª Base Logística, consegui enxergar isso, onde os indivíduos estão de cabelos curtos e barba feita, a mulher que passou por nós estava de cabelo preso, todos com a farda e coturnos bem limpos.

Sempre que os militares queriam falar algo, pediam permissão ao coronel, e sempre que respondiam a alguma pergunta do coronel usavam o “sim senhor”. Quando o coronel nos levou conhecer os departamentos da 17ª Base Logística, observei que os militares ficam todos parados na mesma posição segurando a arma, os que não estavam segurando arma, estavam de braços para trás, e sempre cumprimentavam o coronel fazendo o gesto de continência que é a forma de saudação militar, que manifesta respeito e apreço ao seu superior.

Por fim a visita técnica foi de grande valia, pois me proporcionou observar e conhecer um pouco do que Goffman nos diz em seus textos na disciplina de psicologia institucional, sobre normas, regras a serem seguidas, “mortificação do eu” e até instituição total como forma de educar.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL

Local: Hospital do Câncer.

Público-alvo: Pacientes adolescentes oncológicos.

Objetivo: Compreender a percepção do adolescente portador de câncer sobre as vivências do adoecer.

Proposta: Propiciar a expressão de sentimentos, possibilitando um espaço de fala e escuta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com