TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA DO FILME “ENJAULADOS”

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  5.152 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CAMPUS CABO FRIO
CURSO DE PSICOLOGIA




DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA:DEANNE


RESENHA CRITICA DO FILME “ENJAULADOS”


RENATA DE MELO TAVARES

20151111540





     
                 

Rio de Janeiro
 2015.2

O filme Enjaulados se passa em uma escola pública onde não há respeito ou disciplina, professores estão desmotivados, e os alunos desinteressados. Livros são proibidos por que “o livro permite que a criança use a imaginação, e quando se deixa uma criança usar a imaginação abre-se as portas para o diabo possuir sua mente” A direção não apóia os professores, está sempre a favor dos alunos por medo dos processos. Os pais não comparecem a reuniões. Apesar de desestruturada a escola funciona, mas não dá nenhum estimulo ao aprendizado. Nesse caos, um professor substituto chega para ser responsável pela sala de detenção, e tenta ser efetivamente um professor, auxiliando o aluno no processo ensino-aprendizagem. Após tentar ir contra toda essa desordem, sem nenhum êxito, resolve utilizar outro método.

O professor simula um estágio para os alunos, onde os sete piores alunos da detenção são selecionados propositalmente. No ônibus é servido um café da manhã com um remédio para dormirem, e assim não saberem o que está acontecendo. Ao acordarem estão nus, em uma jaula redonda, com divisões individuais e grades eletrificadas, com uma música irritante tocando. Passam dia e noite ao ar livre, com sol e chuva, sem água, comida ou banheiro.

 Primeiro passam por um momento de confusão, por não saberem onde estão, e vergonha por estarem nus na frente dos outros. Depois medo e então revolta. Ao verem o professor chegar acreditam estar salvos, mas após algum tempo um dos alunos percebe que tudo foi organizado pelo professor.

Após período de privação de alimentos e água, estão mais fragilizados e é iniciado o processo de aprendizagem proposto pelo professor. Primeiro mostra aos alunos, de uma forma nada convencional, que todas as ações têm conseqüências: Após um aluno dizer que ele poderia fazer tudo, menos matar algum deles, o professor simula matar um aluno e deixar para bichos come-lo.

Então ele inicia o experimento baseado em Pavlov com condicionamento: Diversos estímulos neutros são pareados a música ou ao choque, passam a ter outro significado, agora como estimulo condicionado.

Os alunos recebem lições para estudar, e depois tem que responder provas orais. Inicialmente alguns tentam infringir as regras propostas pelo professor, mas ao notarem que realmente são castigados começam a obedecer as regras, estudando, se apoiando, sem falar palavras inadequadas. E também vão sendo premiados pelo comportamento correto recebendo água, alimentos, cama, protetor solar, direito ao banho, etc. Apenas um dos alunos continua resiste, mas evita infligir regras para não ser castigado. Os demais o criticam e afirmam que estudarão para tornar a vida melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com