TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA: ÉTICA, SAÚDE E PRATICAS ALTERNATIVAS

Por:   •  6/6/2017  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  1.346 Visualizações

Página 1 de 3

ELIANA TOMAIS DA SILVA

RESENHA CRITICA: ÉTICA, SAÚDE E PRATICAS ALTERNATIVAS

 Trata-se de uma resenha crítica, que tem por objeyivo desenvolver o pensamento critico do aluno.

Orientador: Samuray Freire de Oliveira.

Universidade Potiguar

 Etica foi um termo criado para definir um comportamento ideal que as pessoas devem apresentar diante de outras, pra que assim seja possível conviverem pacificamente. É de conceitos como valores, princípios, moral dentre outros, que compõem e preenchem esse modelo ideal. Opapel do homem dentro de uma sociedade é correr atrás desse modelo sempre na tentativa de sequendrar o desjado. Dentro desse modelo ético, o correr atrás, vai além se um desejo cultural, socialmente transmitido no agir de cada um, pois dentro desse mesmo grupo é essa norma que garante a sobrevivência, imagem e a estima de uma pessoa. Logo, a ética toma a configuração de restrição dentro do grupo, onde impõe o que se deve seguir a partir de suas normas e que se encontra fora delas não é aceito, devendo ser punido e ou banidos, dentro desse mesmo grupo. Apesar de a ética ser um modelo de conduta que, supostamento, deve contar no individuo para uma boa convivência dentro de um grupo,  essa norma não é igual para cada modelo de sociedade. Há uma variância principalmente em relação aos comportamentos que não se deve ter dentro daquele grupo, a forma de exigir que cada sujeito daquele grupo se adeque a norma imposta e como se deve punir aqueles que não se adequem. Ao variar nesses quisitos, há uma grande mudança no comportamento dos sujeitos a eles, de acordo como se encaixam ou não nessas regras, o esforço que cada um precisa fazer para internalizar e cumprir as exigências e, possivelmente, a tentativa de esconder o que foge a elas. Esse carácter mutável da ética faz com que ela assuma uma postura quase cultural.

Refletir sobre nosso modo de agir e ser profissional de saúde requer conhecimento ético, que diante das pespectivas podem fundamentar a moralidade profissional. Também é preciso considerar a importante função exercida pela ética principalmente na área da saúde, onde trabalhamos com seres humanos, precisamos exercer a ética no cotidiano com equidade, solidariedade e responsabilidade, pois sabemos que esses conceitos,nos ajudara a agir de acordo com o pensamento critico,mas também temos consciência de que eles por se só não substitue a inteligência critica e a ação virtuosa.

Sabemos da importância do novo código de ética para os psicólogos e futuros psicólogos, em conhecer a ética, aprender e colocar em pratíca, junto aos pacientes e a sociedade. A ética para os psicólogos é respeito, dignidade, humanidade e sigilo profissional, prevenção e tratamento a doença mental. O profissional, munido de ética ,demonstra uma imagem constituída de credibilidade, sendo assim, traz consigo maires possibilidades de ascensão profissional. Mas também o código de ética diante de irregularidades existentes, cabem aos órgãos respectiveis, punição e exonerações, com o objetivo de extinguir situações prejudiciais ao cidadão. Ser psicólogo é ser solidário com o ser humano em tempos de grandes exigências pessoais, ter ética em sua profissão, significa o sucesso e o respeito diante da sociedade, hoje tão mas informada e conhecedora de seus direitos. A importância da utilização da mesma no cotidiano do profissional, inserindo os conceitos éticos de forma positiva e constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com