TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESILIÊNCIA E OS MECANISMOS DE DEFESA NO PROCESSO DO LUTO EM MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS

Por:   •  6/8/2018  •  Monografia  •  25.562 Palavras (103 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 103

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA-IESUR

FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES–FAAr

RESILIÊNCIA E OS MECANISMOS DE DEFESA NO PROCESSO DO LUTO EM MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS

Francieli da Silva Oratz

Ariquemes

2013

FRANCIELI DA SILVA ORATZ

RESILIÊNCIA E OS MECANISMOS DE DEFESA NO PROCESSO DO LUTO EM MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS

Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de bacharel em Psicologia pelas Faculdades Associadas de Ariquemes – FAAr.

Orientadora: Profª. Especialista Sandra Mara dos Santos.

Ariquemes

2013

Dedicatória

        

        À meu filho João Pedro, o sol da minha vida, que me deixa sem palavras quando à ele me refiro por não conseguir explicar o esplendoroso significado de sua chegada em minha vida. Obrigada, filho! Você foi um guerreirinho junto com a mamãe. Essa conquista é nossa. Amo você do tamaaaanho do mundo!

AGRADECIMENTOS

        Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. À Ele o meu agradecimento pela vida, saúde e condições para concluir essa etapa, me protegendo dos perigos da estrada, me livrando de doenças e colocando em meu caminho pessoas iluminadas que me apoiaram incansavelmente. À Ele a minha promessa em fazer uso da Psicologia com ética e sabedoria.

        Aos meus pais, Fátima e Pedro, pelo exemplo de garra, determinação e superação que sempre foram para mim. Por todo apoio dispensado durante esta caminhada, que sem eles, talvez eu nem tivesse começado a trilhar. Por acreditarem em mim e por terem participado da realização deste, que sempre foi meu grande sonho. Mas principalmente, por terem sido a minha presença durante todos os anos em que estive ausente da vida daquele que foi a minha força e razão por ter chegado até aqui.

        À professora, supervisora, terapeuta e orientadora Sanda Mara dos Santos, por acreditar em minha capacidade e comprometimento para realizar este trabalho e por tantos momentos de aprendizado e acolhimento ao longo de uma construção pessoal e profissional tão almejada por mim.

        À minha família que de forma direta e indireta sempre contribuíram para que eu não desviasse do caminho, sempre com palavras de ânimo e  motivação, reconhecendo e me fazendo enxergar o meu potencial.

        Ao Alexsander Bueno, por estar do meu lado nesses momentos finais, contribuindo com seu imenso carinho e companheirismo.

        Aos amigos pelos momentos de descontração sempre alegres e festivos, sem os quais seria impossível sobreviver a esta caminhada rumo ao conhecimento. Pois, como disse meu amigo Raphael Alves (2013, s.d.), “psicologia é um caminho sem volta”.

        Em especial à minha amiga  Katharina Revay, pela parceria fiel, por todos os momentos em que compartilhamos ideais e construímos um mundo melhor e mais feliz ao nosso redor. À família Revay por terem sido a extensão do meu lar em Ariquemes, por todo apoio e carinho dispensados.

        À Bárbara Periotto, Denise Torres, Raphael Alves e Rafaela Bega Peixe pelo cantinho carinhosamente preparado e reservado em suas casas, sempre prontas à me receber.

        A Zilma e Marta, companheiras de viagem e amigas, vocês tornaram essa batalha bem mais divertida.

        Às mães entrevistadas por contribuírem com suas histórias, compartilhando sua dor e sua força que somam na mesma proporção.

        A Diretoria Executiva do SINDSEF, aos meus coordenadores, Namir Baquer, Jaime Marques, Francisco Cardoso, Abson Praxedes, Aldenir Cosmo e a todos os Filiados, por compreenderem as minhas necessidades acadêmicas, proporcionando horários especiais de trabalho e confiando na minha capacidade e responsabilidade em dar conta de quase tudo.  

        A Professora Keila Renata, por me mostrar que vale a pena se dedicar e que não devemos nos deixar desanimar pelos obstáculos, agradeço também pela força dada à este trabalho.

        A todos os meus Professores que agora terei a honra de chamar de Colegas de Profissão.

“Nem o sol nem a morte podem ser encarados de frente.”

LACAN (1979)

FRANCIELI DA SILVA ORATZ

RESILIÊNCIA E OS MECANISMOS DE DEFESA NO PROCESSO DO LUTO EM MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS

Membros da Banca Examinadora:

Defendida em ____/_______/________.

Professora Especialista Sandra Mara dos Santos

        

Professora Mestre Keila Renata de Brito Frederichi

Professora Especialisa Daniela Oliveira

Ariquemes

2013

RESUMO

Este trabalho trata do processo de luto enfrentado por mães que perderam seus filhos, tendo como ponto principal a resiliência e os mecanismos de defesa mais utilizados neste processo. Adota uma metodologia de abordagem qualitativa e estudo exploratório de três mães com histórico de perdas de filhos ocorridos há três anos ou mais do ocorrido das mortes. Utiliza como instrumento entrevista aberta, com base na associação livre. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo com levantamento de categorias temáticas (BARDIN, 2011).Esta análise revelou uma riqueza de dados obtidos, apesar do trauma e sofrimentos vividos, mostrando que as mesmas demonstraram resiliência neste contexto, ficando claro também a diminuição da necessidade do uso de mecanismos de defesa desde o inicio do processo de luto até o momento da entrevista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (152.4 Kb)   pdf (665.7 Kb)   docx (95.6 Kb)  
Continuar por mais 102 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com