TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA PSICOSSOMÁTICA AMANHÃ

Por:   •  15/11/2020  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do artigo PSICOSSOMÁTICA AMANHÃ (EUGENIO PAES CAMPOS).

A psicossomática preocupa-se com as interfaces, as conexões, as ligações entre o biológico, psicológico e social. E também se preocupa integração do individuo onde ele se contitui de forma subjetiva e individual.

Desta forma, o mundo atual traz cada vez mais a individualidade e tem um discurso capitalista, que reforça este pensamento e tornando cada vez mais forte entre a população, portanto na piscossomática e via que anda na contramão deste pensamento atual.

O artigo fornece alguns dados importantes e faz um covite para uma reflexão sobre a sociedade da atualidade, onde o “ter” e mais importante que o “ser”.

A tecnologia nós supreende cada vez mais com sua rapidez e com sua desenvoltura, proporcionando agilidade, facilidade e uma quantidade imenssuravél de produtos que são disponibilizados todos os dias para o consumo. Sendo está sociedade que não consegue consumir o que e produzido, a constatação é que só uns poucos usufruem o que é produzido.

“A riqueza está concentrada em cerca de 20% da população mundial. Os 80% restantes, ou estão no limite do suficiente e ávidos com a possibilidade de passar para o “lado de lá”, ou lutam desesperadamente para sobreviver na busca de recursos elementares como alimentação e moradia. O consumismo supera em muito a preocupação ética, com a coletividade, com o conjunto de cidadãos.”

Através desses dados e possivél ver claramente a desigualdade, e podemos refletir sobre esta crítica que o artigo traz da produção em massa e com isso prevalece a força e o poder e cada vez mais acelerado.

Contudo a qualidade de vida fica inatingivél trazendo o mal estar para esta sociedade, que tem muito e nada ao mesmo tempo. A quantidade de pessoas com ansiedade, trantorno de pânico, depressão, stress e muitos outras infermidades causadas por essa opressão que o artigo cita: “oferecendo, seduzindo, impondo o

consumo. Insisto: impondo. Vejam os dizeres: compre! faça! use! adquira! invista! conquiste!.”

Cada vez mais frenetico, e claro que tudo que e em excesso terá consequências e podemos ver claramente que a nossa sociedade cada dia mais encontra-se adoecida.

O autor conclui que a sociedade atual traz uma falta que jamais será suprida, e logo ele faz uma pergunta para o leitor, porque a psicossomática tem haver com esse assunto que foi discutido, já que estamos discutindo sobre a velocidade das coisas no mundo atual. Percebemos logo o desdobramento do texto, trazendo uma sociedade individualista e competitivos.

Assim podemos perceber que não a “libertade” nas escolhas, ficamos em um lupin eterno de satisfazer os nosso desejos, mas esquecendo de dar atenção para o que e realmente importante: as relações interpessoais, família, filhos, cutivar amizades, viajar, lazer e muitas outras formas de ter uma qualidade de vida eficiente e feliz, mas infelizmente o mal estar vem com a velocidade desenfreada trazendo essa desigualdade. E a falta de tempo para as relações com as pessoas e reafirma a ideia de trabalhar cada vez mais horas para relacionar com objetos ou produtos desse desejo.

Percebemos milhares de pessoas desdobrando em horas extras em busca dessa vida ideal e acaba esquecendo de viver o real. O prejuízo que o individualismo traz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com