TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO: A CURA DA FAMÍLIA

Por:   •  30/11/2017  •  Resenha  •  4.101 Palavras (17 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 17

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL- SOEBRAS

FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS-FUNORTE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

RESUMO DO LIVRO

A CURA DA FAMÍLIA

DANIELLA MENDES LEAL

EIDMARA FRANCISCA DOS SANTOS

GLEICIMAR MOREIRA DOS SANTOS

JAMILLE SOARES ARAÚJO DE MACEDO

LARISSA SOARES SOUZA

LUANA FRANCINE PEREIRA SILVA

MARIA DAS GRAÇAS SILVESTRE DA SILVA

RAFAELLA ALVES SILVA

ROSEVÂNIA CHRISTINE

MONTES CLAROS-MG

2017

DANIELLA MENDES LEAL

EIDMARA FRANCISCA DOS SANTOS

GLEICIMAR MOREIRA DOS SANTOS

JAMILLE SOARES ARAÚJO DE MACEDO

LARISSA SOARES SOUZA

LUANA FRANCINE PEREIRA SILVA

MARIA DAS GRAÇAS SILVESTRE DA SILVA

RAFAELLA ALVES SILVA

ROSEVÂNIA CHRISTINE

RESUMO DO LIVRO

A CURA DA FAMÍLIA

Trabalho apresentado às faculdades

Unidades do Norte de Minas- Funorte,

Como parte das exigências de avaliação

do estágio profissionalizante em clínica/Sistêmica.

Professor (a): Tânia Costa

MONTES CLAROS –MG

2017

Larissa Soares Souza

A FORMAÇÃO DE UM TERAPEUTA FAMILIAR

RAÍZES FAMILIARES

Toyde 10 anos de idade foi levado pela mãe a um hospital universitário de prestigio quando tinha8 anos, seu diagnóstico foi transtorno de déficit de atenção, uma variação da classificação anterior disfunção cerebral mínima ,e  o primeiro diagnostico de hiperatividade. Todos eles significando que a criança tinha um controle inadequado dos impulsos e um período curto de duração. Tony recebeu Ritalina e Melleril com o foco na agressão e nos problemas de atenção.

A minha visão de Tony é que ele não existe apenas dentro dele mesmo, mas também na interação entre ele e sua família. Este livro trata de uma nova maneira de olhar as coisas. Lembro-me de meus pais como um casal muito unido . Inseridos numa imensa família ampliada dentro de uma sociedade rigidamente hierárquica eles apoiavam mutuamente executando papeis e funções claramente definidos.  A harmonia do casamento dos meus pais estava baseada em sua complementaridade perfeita. Quando um casal funciona harmoniosamente não há necessidade de competição, o senso do self é compatível com o senso de ser um casal.  Isso pode ser eficiente e compensador  mas também pode tornar o desenvolvimento de um novo senso de  self muito mais difícil.

Rosevânia Christine

AS FAMÍLIAS E TERAPIA FAMILIAR

A terapia familiar pode ser considerada como uma abordagem de tratamento dos problemas humanos que reconhecia as famílias para ajudá os trabalhar os conflitos em sua fonte. Mas ela é também uma abordagem para entender o comportamento humano como fundamentalmente formado pelo seu contexto social.

Os terapeutas familiares reconheça força do passado e que até certo ponto,as pessoas vivem a sombra da família outrora.

Mas a terapia familiar também reconhece o poder do presente e assim,ocupa-se da influência atual da família de agora. A terapia baseada nessa estrutura tem por objetivo mudar a organização da família, pois quando a organização familiar é transformada, a vida de cada membro da família e alterada.

A terapia familiar foi criada nos anos 60 um dos florescimentos daquela época de mudanças, quando "se você não é parte da solução, você é parte do problema", e muitos outros desafios a ordem de coisas estabelecida estavam começado a ser ouvidos. A terapia familiar desafiou a igualmente apreciada crença na autodeterminação ao eliminar o poder da família. Para terapeuta familiar, a família e uma unidade,e quando um ou mais membros do sistema apresenta um problema, a família é o lugar de intervenção.

A terapia familiar inicial consiste com esse preconceito contra os pais, abordou as famílias com uma visão de proteger os pacientes em relação a ela.

Os primeiros artigos de Nathan Aeterman lidam com a criança como o bode expiatório da família, vivendo como uma força persecutória.

Nas histórias que seguem vocês encontrarão famílias que no decorrer das décadas da minha vida profissional sempre que possível,eu lhes contarei minhas circunstâncias de vida ao atender essas famílias. Quero que saibam que o terapeuta, como as famílias fica enriquecido evitando por circunstâncias de vida.

Luana Francine Pereira Silva

OS CASAIS

O MARIDO  QUE BATIA NA MULHER

A violência doméstica, muitos especialistas acreditam, não é um problema familiar, é uma maldade que os homens cometem contra as mulheres.
Certamente aqueles que cometem atos violentos são responsáveis e devem ser responsabilizado por seu comportamento, e com certeza existem casos de violência brutal nos quais devem ser tomadas medidas para punir o perpetrado e proteger a vítima.

Quando os terapeutas de família começam a analisar esses padrões destrutivos de interação, parte do que fazemos a desenredar os indivíduos de suas reações automáticas entrelaçadas. Como a maioria dos casais, eles aprenderam a lidar com o conflito usando uma combinação de distância e compromisso. A primeira rachadura na estrutura de seu relacionamento aconteceu quando Philip começou a investir mais nos seus estudos de doutorado e quer vida própria anterior e entrou na vida do marido.
Uma das razões pelas quais as pessoas reagem alarmadas contra aplicar um ponto de vista sistêmico a um caso em que o homem bate na sua mulher e que esse ponto de vista sistêmico a um caso em que o homem bate na sua mulher e que esse ponto de vista pode ser visto como negando a terrível das para-las.

Neste caso minha prioridade seria controlar os ataques de Philip. Mas eu também desafiaria o senso de impotência de Lauren em relação a ele. Neste momento, tive um sentimento de entendimento com Lauren me agradeceu com um sorriso. O que faríamos sem você, sorri também, aceitando sua confiança em mim como um passo na direção de vir a confiar em si mesma.

Não me importo quando ela me faz perguntas, continuou Philip, como se não tivesse havido nenhuma interrupção. A possibilidade de mais violência  um único episódio a mais poderia destruir esse casamento tornava imperativo que ambos estivessem atentos as suas intenções e conscientes de como as expressavam. Neste casal, que conseguia tão pouca apreciação um do outro, os parceiros ficavam, compreensivelmente, com ciúme de qualquer a atenção dada por alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com