TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO TRABALHO E SUBJETIVIDADE

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Trabalho e Subjetividade

Compreender o significado da palavra trabalho , pode ser avaliado no dois sentidos, no negativo associando a dor e sofrimento, segundo a bíblia a palavra trabalho esta ligada a expulsão de Adão e Eva do paraíso por terem pecado, indo contra a ordem de Deus, devido a circunstância eles foram castigados a trabalhar para conseguir seu próprio sustento.

Existem também lados positivos da palavra trabalho, essa positividade vem do orgulho do homem conseguir com seu próprio suor o seu sustento outra forma é o labor que está ligado ao cuidado e cultivo da terra.

Nos séculos XIX , XX, o crescimento de empresas na sociedade trouxeram a falta de criatividade, repetição e adoecimento, obrigando o trabalhador a deixar o prazer do trabalho para operar máquina , fazendo a criatividade diminuir.

No século XXI o acréssimo de negatividade cresceu pois cada vez mais o adoecimento se multiplicava , já que as empresas estavam aumentando a margem de lucro, para conseguir atender todas as exigencias do mercardo.

Segundo Chantal Moiff, a indentidade Enumade, ou seja, coloca possível as mudanças e constroi com base nas instituições em curso, por outro lado este caráter numade (aquele que não tem moradia fixa e se desloca constantemente de lugar), permite que o trabalhador reconstrua sua identidade.

Nos escritos de Marx e Engels encontramos mais argumentos para esta ideia: o modo em que o individuo depende um do outro, refletem exatamente o que são.A vida do ser humano se edifica a partir do que produz, ou seja, seu trabalho.

Para compreender melhor a subjetividade do trabalhador é necessário ouvir qual o sentido do trabalho. Sabendo que cada um tem sua opinião.

Tomando como referência, o trabalho no sentido poises e labor, pode-se dizer que o empregado se sente mais seguro, com mais autonomia e com mais vontade de ir atrás de seus sonhos.

Nesta perspectiva, podemos entender a importância do profissional do RH , gerenciar não só os recursos para ter acréscimo nos resultados, mas também aprimorar uma escuta para facilitar entendimento dos trabalhadores que chegaram depois na empresa. Fazendo com o que o trabalhador saia da situação de falta de vontade e reforce o sentido do trabalho para sua própria vida.

Portanto, trabalho e subjetividade podem fazer parte das politicas organizacionais para diminuir os índices de adoecimento e promover a melhora mental do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com