TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO E INDAGAÇÃO “O FATOR ONTOLÓGICO DA ANSIEDADE E DA CULPA”

Por:   •  1/9/2017  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO E INDAGAÇÃO “O FATOR ONTOLÓGICO DA ANSIEDADE E DA CULPA”

A ansiedade é uma característica ontológica do homem, como se fosse uma ameaça aos alicerces do centro da existência humana, é o medo de não ser.

Kurt Goldstei, diz que a ansiedade não é algo que possuímos, e sim algo que somos, é quando o individuo toma a consciência de que sua existência, seu ser e seu mundo podem ser destruídos se transformando em nada.

A ansiedade ontológica diferencia trás a diferença entre ansiedade e o medo, a ansiedade atinge a parte central da autoestima e do senso de valor como um ser inibindo sua descoberta, bloqueia a sensação de tempo, interrompe a memória do passado e apaga o futuro, ela ataca o centro do ser no individuo, pode-se dizer que, de certa forma, ela não é passageira, ela permanece assolando o individuo, é uma ameaça ao próprio ser, a ansiedade é ontológica, já o medo não, o medo é como se fosse uma ameaça à periferia de existência.

Um fator importante na ansiedade, é de que ela sempre implica conflito interior, ela ocorre no momento de uma capacidade ou possibilidade que se apresenta ao individuo, porem essa possibilidade pode trazer a falta de segurança atual rejeitando essa nova capacidade ou possibilidade.

Vários nomes deram suas explicações para a ansiedade, Rank explica o trauma do nascimento para explicar a ansiedade, essa interpretação foi aceita por Freud, isso ocorreria pelo fato de estarmos lutando para nascer, uma nova possibilidade, kierkegaad explica a ansiedade como a vertigem da liberdade, dizendo que “A ansiedade é a realidade da liberdade como potencialidade antes que essa liberdade se materialize”.

Quando o indivíduo confronta com a questão de interromper suas potencialidades, é ansiedade, agora quando ela rejeita essas potencialidades e fracassa em realiza-las, sua condição passa a ser de culpa, as potencialidades vedadas, o individuo se torna culpado por rejeita-las e se sente por estar em débito com aquilo.

Todo ser humano desenvolvido teria essa culpa ontológica, ela esta ligada no fato da autoconsciência, se essa culpa for rejeitada ou reprimida, ela pode se tornar culpa neurótica, ela não se torna neurótica quando o individuo se torna consciente e aceita ela.

• É fato que, nos próximos anos, cada vez mais pessoas se tornam cada vez mais ansiosas por diversos fatores como excesso de informações e cobranças, umas sentem com mais frequência, outras não, não se sentir ansioso alguma vez na vida é quase impossível, a ansiedade altera nem que for de forma pequena o humor das pessoas, diante disso ouvimos diversas formas de lidar a ansiedade, mas qual a real forma de lidar com a ansiedade desde as pequenas até as mais intensas, como lidar devidamente com a culpa, ansiedade e com o medo quando isso começa a limitar ou atrapalhar a vida do indivíduo?

• A ansiedade pode se tornar uma depressão ou algum tipo de transtorno mais grave?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com