TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PRIMEIRA E SEGUNDA INFÂNCIA

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO PRIMEIRA E SEGUNDA INFÂNCIA

        A primeira infância tem início na fase pré-natal, quando ocorrem a formação dos órgão e sistemas. Após o nascimento criança passa por diversas transformações, nos três primeiros anos de vida as mudanças físicas ocorrem de forma rápida, aumento no tamanho e no peso, são as mudanças mais notáveis, porém também ocorrem modificações na estrutura dos órgãos, esse crescimento é definido aproximadamente aos dez anos. A nutrição adequada é essencial para esse desenvolvimento assim como o processo de neuroplasticidade e mielinização. Durante a primeira infância a criança descobre o mundo por meio de suas capacidades sensório motoras, estas são essenciais ao desenvolvimento e estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento dos SNC e dos demais órgão do corpo humano.

        Inicialmente esse desenvolvimento não envolve pensamento, representação ou linguagem, e surge pela necessidade de adaptação que a criança tem, seu principal instrumento é a percepção, através da qual o bebe vai aprendendo habilidades simples e combinando as em sistemas de ação cada vez mais complexos que permite evolução para o desenvolvimento motor grosseiro e posteriormente o delicado.

A capacidade dos bebes em formarem esquemas é fundamental para que ocorra o desenvolvimento cognitivo a medida que esses esquemas tornam se mais elaborados eles desenvolvem a capacidade de fazer representações (armazenar imagens mentais) assim elas começam a pensar sobre o ambiente a sua volta. Nessa fase a criança começa o processo de aquisição da linguagem, inicialmente essa se dá por meio da imitação, entre os 18 a 14 meses começam a surgir as sínteses breves que se caracterizam pela simplificação e restrição das palavras, conhecida como fala holográfica, a maturação do cérebro e a interação social são fatores fundamentais para aquisição da linguagem.

         Apesar dos padrões de desenvolvimento das crianças serem os mesmos é perceptível que cada bebe, por mais novo que seja, tem uma personalidade diferente, uns choram mais outros menos, essas características tanto são inatas como ambientais e afetam a forma como a criança se adapta ao ambiente, tais características somadas a interação social da criança são essenciais ao seu desenvolvimento psicossocial. As emoções são o primeiro sinal do desenvolvimento psicossocial da criança e são essenciais ao crescimento do cérebro, esse é bidirecional e de grande importância para o desenvolvimento do temperamento – forma como as pessoas reagem as situações, esse é inato, estável e duradouro e acredita-se que é hereditário, o que não significa que ele esteja totalmente formado, apesar de inato ele tende a desenvolver se ao longo da vida de acordo com a interação social e o tratamento recebido das outras pessoas, sobretudo dos pais.

Um dos primeiros sentimentos que os bebes desenvolvem é o da confiança e do apego aos seus cuidadores. Dos quatro aos dez meses o bebe desenvolve seu senso de identidade percebendo seu senso de identidade entre ele e os outros o que é essencial da autoconsciência que forma se entre os 15 e 18 meses. Logo após surge a auto regulação que é essencial para a internalização dos comportamentos socialmente aceitos, a partir deste a criança adquire a consciência moral que é muito influenciada pelos pais e cuidadores e pela cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com