TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia Organizacional 1

Por:   •  21/2/2014  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia Organizacional

“Mudança”: nos últimos anos, é a palavra de ordem no campo da Administração. Indica as transformações por que passam os diversos setores: tecnologia, cenário econômico e político, concorrências, tendências de mercado.

 As organizações enfrentam um ambiente dinâmico.

 As ações podem ser:

 Dinâmicas e promotoras de mudanças, ou;

 Repetitivas e meras mantenedoras da situação atual.

Importância das pessoas nas organizações: a mobilização das pessoas é fundamental para promover mudanças. As organizações embora tenham propriedades físicas, são agregados de pessoas que trabalham.

Quais as dificuldades enfrentadas pelos administradores?

 As respostas sempre envolvem pessoas, principalmente a dificuldade de interação, a falta de motivação, conflitos entre equipes, dificuldades de comunicação.

Quais as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores?

 As respostas também incluem questões de interação pessoal e satisfação no trabalho. Falta de autonomia, falta de reconhecimento, queixas de comportamento autoritário do superior.

“Disciplina Psicologia Organizacional”: compreender melhor as relações entre as pessoas e as organizações.

Allan Cohen e Stephen Fink: “estamos no meio a uma revolução gerencial e organizacional”.

 As organizações precisam se adaptar a nova realidade de mudanças: gerentes precisam atuar de forma rápida e inteligente.

 Essas mudanças e adaptações “passam pelas pessoas”.

Psicologia: ciência que estuda o comportamento e a subjetividade. Sua finalidade maior é criar condições para o desenvolvimento humano.

Psicologia Organizacional:

 Conceito: estudo do comportamento e da subjetividade das pessoas no contexto das organizações. É uma área de especialização da Psicologia.

 Objetivo: oferecer contribuições ao administrador para que possa promover e assegurar um ambiente saudável e produtivo que contemple as necessidades tanto do trabalhador quanto da organização.

 Áreas de estudo da Psicologia Organizacional (ou grandes áreas de preocupação):

 Trabalho: foco principal de preocupação. Trabalho como meio de realização pessoal (cumprindo muitas funções na vida das pessoas), produção de bens e serviços e um meio de socialização.

 Organização: estrutura, modelo de gestão e cultura da organização. O administrador precisa ampliar seus conhecimentos sobre o comportamento e a subjetividade em contextos de trabalho – ele precisa saber lidar com pessoas.

 Gestão de Pessoas: maneira pela qual uma organização se constitui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho.

 Áreas de atuação dos psicólogos organizacionais (seja em empresa ou no serviço público):

 Fatores Humanos: melhoria do design da função das máquinas e do ambiente de trabalho.

Resumos: Curso Administração Pública – CEDERJ – AP1

Página 2

 Recursos Humanos: recrutamento, testes, treinamentos, avaliação de funcionários.

 Organizacional: estilo gerencial, motivação, satisfação, qualidade de vida e pesquisas da cultura organizacional.

Exemplos de aplicação da Psicologia nas organizações:

 Processos de treinamento: explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas – adquirir novas habilidades1 e conhecimentos2. Ex.: palestras, seminários e cursos.

 Eficácia de liderança e tomada de decisão: ações do dia a dia que deem resultados satisfatórios para a organização – diagnosticar as melhores soluções e alternativas para o processo decisório. Ex.: identificação e desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento de estratégias para tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com