TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA: FERRAMENTA PARA DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Por:   •  22/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARA AMBIENTAL

ANA GABRIELLA

MAYRLA ARAUJO

REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA: FERRAMENTA PARA DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

SÃO LUÍS – MA

2016


ANA GABRIELLA

MAYRLA ARAUJO

REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA: FERRAMENTA PARA DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

TRABALHO APRESENTADO EM CUMPRIMENTO

 ÀS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA

 DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

ORIENTADOR (a): ANDRESSA BARCELLAR

SÃO LUÍS – MA

2016

RESUMO

A reutilização do óleo de cozinha tornou-se uma importante ferramenta para a diminuição dos impactos ambientais. Uma vez que, um litro de óleo polui cerca de um milhão de litros de água, e quando entra no processo de decomposição libera o gás metano, que é o segundo gás que mais polui a camada de ozônio.  À partir de tais informações obtidas por meio de pesquisas no google acadêmico, e através de pesquisas bibliográficas, visa-se a diminuição desses impactos por meio de métodos simples e de baixo custo por meio da reutilização do óleo de cozinha na fabricação de sabão. Todos os estudos e pesquisas feitas demostraram que não existe uma forma de minimizar os problemas causados pelo óleo quando este é lançado no meio ambiente, por tanto, a única maneira de impedir que tal matéria orgânica entre em contato com o solo e nascentes d’água e cause tanta destruição é dando um novo ciclo de vida ao óleo, quando este não tem mais utilidade para fritura de alimentos, e o forma mais simples de reutilizar este óleo é transformando o mesmo em sabão, podendo até mesmo gerar renda para as pessoas que aderirem ao projeto com a venda do produto final, que pode ser o sabão líquido ou em barra.


PROBLEMA

O óleo de cozinha quando descartado incorretamente pode causar entupimento nas tubulações, consequentemente a contaminação da água e do solo. Mais, ainda, quando está no processo de decomposição, libera o gás metano, que causa odor e agrava o efeito estufa.

A criação de métodos sustentáveis para reciclar o produto é uma ferramenta ambientalista que poderá produzir alternativas mais úteis, como, resinas para tinta, sabão, ração para animais e até biodiesel.

Visto que na atualidade o descarte incorreto do óleo de cozinha traz inúmeros problemas ambientais, quais os meios de reutilização do óleo de cozinha de forma viável para evitar o desperdício no ambiente?


JUSTIFICATIVA

A reutilização do óleo de cozinha tornou-se uma importante ferramenta para diminuição dos problemas ambientais que gera. Assim, quando lançado de forma inadequada na natureza, causa poluição das águas e aumento do efeito estufa, e quando entra em contato com as redes de esgoto dificulta o tratamento, tornando-o mais caro.

Levando em consideração que na atualidade um dos problemas que aflige a humanidade é a escassez de água. A reutilização do óleo de cozinha torna-se essencial, devido à contaminação excessiva que o mesmo provoca em rios e mares.

O óleo de cozinha quando não recebe um descarte adequado, torna-se grande fator de risco para a natureza. Quando este entra em processo de decomposição libera o gás metano, que é o segundo gás que mais polui a camada de ozônio, aumentando o efeito estufa. E quando lançado em rios, mares e oceanos gera grande destruição, uma vez que um litro de óleo polui cerca de um milhão de litros d´água. E por ser menos denso que a água, ambos se misturam, criando assim uma fina camada sob a água, impedindo o recebimento de luz e oxigênio, causando assim a morte dos seres aquáticos que ali vivem (LOPES, ROBERTA, NELMA-2007).

Sendo assim, a melhor forma de evitar os danos que o óleo de cozinha causa, é reutilizando o mesmo, pois, desta forma evita-se que ele vá parar de forma errônea na natureza. Podendo também ainda gerar renda. Por meio da fabricação de sabão, biodiesel e até mesmo ração para animais.


OBJETIVO GERAL

Desta forma, o objeto deste estudo foi observar os impactos que o descarte icorreto do óleo de cozinha causa, tais como a poluição da água e do solo, visando através de métodos simples e acessíveis, como a reciclagem, amenizar tais aspectos.

Objetivo específico

  • Descartar de forma adequada o óleo de cozinha
  • Amenizar os problemas ambientais
  • Gerar renda por meio do produto final da reciclagem do óleo de cozinha

HIPÓTESE

No meio alimentício, seja na fritura, em tempero da salada, não é de hoje que o óleo de cozinha sempre esteve no nosso dia a dia, com fato do agravamento do problema gerado pelo descarte inadequado surge a necessidade de possíveis soluções. Tais como, armazenar as sobras da fritura, em uma garrafa pet, em vez de jogá-la diretamente no ralo ou na lixeira. Logo após, encaminha-lo para uma destinação adequada de reciclagem de óleo de cozinha, seja para fazer sabão, biodiesel, e outros.

REFERENCIAL TEÓRICO

O desenvolvimento da sociedade humana resultou no aumento da produção de resíduos poluentes, sem o controle e planejamento adequados, as condições físicas do meio ambiente tem se agravado, sua degradação esta diretamente relacionada a ação do homem. A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada por produtos não biodegradáveis que interrompem o processo ecológico. Além do mais, o acúmulo desses resíduos em terrenos ou armazenados de modo inapropriado pode gerar também, a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública (ODETE, 2011).

O óleo de cozinha, comumente utilizado como alternativa simples e rápida na preparação de alimentos em casas, restaurantes, fabrica e etc. Quando descartado de forma inadequado gera inúmeros problemas, tais como, o entupimento de caixas de gordura e provoca obstrução de bocas de lobo, nesses casos para desobstruir tais tubulações é necessário a utilização de produtos químicos, gerando assim mais fatores poluentes ao meio ambiente. (NOGUEIRA, 2009).

Quando entra em contato com rios, lagos, mares, lençóis freáticos ou qualquer tipo de nascente de água, provoca grande destruição, pois, um litro de óleo de cozinha polui aproximadamente um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos. Por ser menos denso que a água, quando ambos entram em contato, o óleo gera uma fina camada sob a mesma, impedindo assim a troca de oxigênio, causando a morte dos seres aquáticos que habitam a região afetada, tornando a água imprópria para o consumo e comprometendo a base da cadeia alimentar aquática (LOPES, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com