TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RITUAIS DE INTERAÇÃO

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 3

                                RITUAIS DE INTERAÇAO

   O ritual de interação é um ato que fazemos sempre, por exemplo como passamos por algum conhecido e dissemos “Oi”, se não recebemos alguma resposta, ficaríamos com uma sensação de incômodo, até mesmo de aborrecimento, mesmo se não conhecemos bem a pessoa.
  A razão para esse incômodo, é que um ritual de interação foi violado. Muito da interação humana é mediada por rituais interpessoais.
 “Como você vai hoje?” “O tempo está bom” “Tenha um bom dia” “Tchau” “Até logo” são todos rituais de interação.
  Nós estamos comprometidos nesses rituais de interação porque eles nos dão uma sensação de ser uma linha dentro do tecido social.
  É mais provável que a interação seja ritualizada entre estranhos e entre pessoas de status diferentes. As pessoas não se conhecem bem, conversam com base de estereótipos, sentindo-se cada qual distante, e fazendo contato sem compromisso.Aqueles de poder, riqueza desigual interagem em padrões ritualizados para esconder a tensão entre as diferenças.
  Aqueles em status subordinado procuram não demonstrar suas dificuldades, ao passo que as pessoas de alto status geralmente desejam reconhecimento de seu status imponente.
  Assim a teoria do conflito enfatiza um importante aspecto de interação: as pessoas na interação estão geralmente em situações de desigualdade, e como consequência um estado de tensão. Essa tensão pode ser minimizada por um ritual, mas está sempre lá.
  Aqueles que não podem usar esses tipos de rituais interpessoais, ou usam de modo errado, parecem embaraçados e a interação se torna convulsiva e temos então a falta continuidade e fluxo.
 Ou seja, rituais são essenciais a interação. Se você ainda tem dúvidas sobre isso viole apenas um ritual, não dando abertura ou fechamento onde é pedido e você entenderá. A interação se tornará forçada de repente, indicando portanto como os rituais são importantes a estrutura social.
 

Interação com grupos de referência e pessoas ausentes

  Henry David Thoreau capturou uma importância dinâmica da interação humana quando escreveu “Se o homem não acompanha os passos do seu companheiro, talvez ele ouça “tambor diferente”. Deixe se ater ao ritmo que ele ouve apesar do ritmo e da distância.
  Em nossas interações lidamos também com “tambores distantes” e não somente presentes.
  Todos nós interagimos com pessoas importantes e que podem não estar presentes – um cônjuge, um namorado, um pai, ou qualquer um que consideramos importantes para nós.
  Em geral a reação que é vinda de pessoas distantes porém mais queridas ou importantes é mais vista com importância do que as pessoas que se encontram bem a nossa frente.

  O fato de que a interação geralmente envolve pessoas distantes e grupos de referência pode potencialmente criar tensões com aqueles que não sabem sobre esses tambores distantes. Normalmente somos bons em reconciliar nossos comportamentos com aqueles tanto próximos, quanto distantes, porém as vezes temos dificuldades e como consequência dizemos e fazemos coisas que não são legais, pelo menos do ponto de vista a nossa frente. Outras vezes reconhecemos que andamos em direção a diferentes tambores e ritualizamos nossas interações.


Interação e Ordem Social   


  Finalmente, a sociedade é mantida unida pelas pessoas em contato face a face. Naturalmente, os indivíduos criam um universo de símbolos culturais e estruturas de grande porte que limitam o que eles podem fazer quando se encaram e quando emitem sinais interpretando então gestos mutualmente.
  Assim, o processo de interação fortalece as organizações sociais e culturais.
Interação, estrutura social e cultura são inter-relacionadas. Cada uma não poderia existir sem a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com