TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO DE ESTUDOS NEUROCIÊNCIA

Exames: ROTEIRO DE ESTUDOS NEUROCIÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  9.566 Palavras (39 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 39

ROTEIRO DE ESTUDOS NEUROCIÊNCIA

- PSICOLOGIA

PARTE I - NEUROANATOMIA

Neurônios

1. Quais são os diferentes tipos de neurônios do SN? Descreva as suas características principais.

R: Neurônio verdadeiro que podem estar localizados no Sistema Nervoso Periférico tendo função sensitiva ou autonômica (controle de funções viscerais) e estão dentro da coluna vertebral ou da caixa óssea do crânio – Sistema Nervoso Central e Células da glia ou neuroglia – São neurônios que existem em maior numero no sistema nervoso central e que não possuem a função principal de originar potenciais elétricos e transmitir informações ou comandos nervosos como os neurônios verdadeiros.

2. Citar as diferenças entre: Neurônio Aferente, Neurônio Eferente e Neurônio de Associação.

a) Neurônio aferente – é um neurônio sensitivo, que capta estímulos sensoriais de diferentes tipos, transduz ou seja, transforma-os em potencias de ação = impulsos nervosos elétricos, e os envia para o córtex cerebral para o seu reconhecimento (percepção sensitiva)

Neurônio eferente – é um neurônio motor, que origina e conduz impulsos nervosos do sistema nervoso central para o órgão efetor (músculo esquelético, músculo visceral ou glândula endócrina)

Neurônio de associação – também conhecido como interneuronio – faz a associação ou conecta neurônios entre si.

b) Onde eles estão localizados e quais são as suas funções?

O sistema nervoso periférico é composto por terminações nervosas, gânglios e nervos. Estes

são cordões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo e que

têm por função levar (ou trazer) impulsos ao (do) SNC. As fibras que levam impulsos ao SNC

são chamadas de aferentes ou sensitivas, enquanto que as que trazem impulsos do SNC são

as eferentes ou motoras.

Neuronios aferentes ou sensitivos estão localizados nos gânglios sensitivos – dilatações existentes nas raízes dorsais/posteriores dos nervos espinhais. Também podem estar localizados dentro da cóclea, da retina, na mucosa nasal, em núcleos do tronco encefálico, em gânglios autonômicos ou viscerais.

Neuronios eferentes ou motores estão localizados no corno anterior da medula espinhal, em núcleos ou centros do cerebelo e tronco encefálico, no córtex cerebral.

Neuronios de associação estão na substancia cinzenta da medula espinhal e ao longo de todas as divisões do SNC – encéfalo, ocupando principalmente áreas do córtex cerebral que não tem função sensorial primária nem motora primária. Essas áreas do córtex cerebral fazem a integração e análise dos impulsos sensitivos que lá chegam e permitem o seu reconhecimento (percepção sensorial) e armazenamento na forma de memória. Também existem áreas responsáveis pelo planejamento motor, pela iniciativa de emitir qualquer tipo de comportamento e pelas funções subjetivas do cérebro (pensamento, personalidade, valores éticos e culturais, etc.)

3. Qual é a outra denominação que pode ser utilizada para neurônio de associação?

R: Interneuronio ou neurônio internuncial.

Células do Sistema Nervoso

1. Quais são as partes de uma célula nervosa (neuronio)? Cite as funções de cada uma dessas partes.

O neurônio possui (1) corpo celular ou soma onde se encontra o núcleo da célula, (2) dendridos que são prolongamentos do corpo celular e locais para recepção de estímulos, onde ocorrem as sinapses ou contatos sinápticos, e (3) um prolongamento principal chamado de axônio que conduz/propaga o impulso elétrico nervoso e possui na sua extremidade vesículas contendo neurotransmissores para serem liberados nas sinapses.

Célula nervosa composta por um corpo celular ou soma onde se situa o seu núcleo. Prolongamentos do corpo celular são denominados dendritos (área de recepção de sinais) e um prolongamento principal (área de saída de sinalização) é denominado axônio ou fibra nervosa.

Sinapse = ponto de contato de duas células nervosas ou das células nervosas com os órgãos do corpo.

Os dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos, funcionando portanto, como "antenas" para o neurônio. Os axônios são prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Os axônios podem se ramificar e essas ramificações são chamadas de colaterais. Todos os axônios têm um início (cone de implantação), um meio (o axônio propriamente dito) e um fim (terminal axonal ou botão terminal). O terminal axonal é o local onde o axônio entra em contato com outros neurônios e/ou outras células e passa a informação (impulso nervoso) para eles.

2. Qual a função do cone de implantação?

Função do cone de implantação – disparar o impulso elétrico nervoso pois essa porção da célula nervosa possui o mais baixo limiar. Por esse motivo essa parte do neurônio é chamada de zona gatilho.

3. Cite alguns tipos de sinpases.

Sinapse excitatória

As sinapses excitatórias são aquelas onde a membrana pós-sináptica é despolarizada, como por exemplo as sinapses entre neurônios motores e músculos esqueléticos. O neurotransmissor excitatório existente em diversas sinapses do SNC é o glutamato.

Sinapse inibitórias

As sinapses inibitórias causam a hiperpolarização da membrana pós-sináptica. Os neurotransmissores mais comuns em sinapses inibitórias de vertebrados são o ácido gama-aminobutírico (GABA) e a glicina. As células pós-sinápticas das sinapses inibitórias apresentam canais de cloro ligante dependentes. Quando esses canais são ativados por um neurotransmissor, eles podem hiperpolarizar a membrana pós-sináptica. Assim há uma probabilidade menor de lançamento de umpotencial de ação.

Outra resposta:

Tipos de sinapses: axo-dendríticas (entre a terminação do axônio e dendritos de outra célula nervosa); axo-somática (entre a terminação do axônio e o soma de outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com