TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realacões Interpessoais

Dissertações: Realacões Interpessoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

5 pontos primordiais para ter bons relacionamentos interpessoais

autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética.

Autoconhecimeto:Fundamental para administrar bem os relacionamentos é o autoconhecimento que implica reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e como os outros nos impacta. e as formas como podemos melhorar ambos os lados.

Empatia:Aprenda a se colocar no lugar do outro. O primeiro passo é desenvolver sua capacidade de empatia (reconhecer e compreender o estado de espírito ou emoção do outro). Muitas vezes nos deparamos com situações na vida em que entender a situação do outro pode modificar todo um contexto, e um mal entendido pode ser facilmente esclarecido.A empatia também nos torna capazes de enxergar além do próprio umbigo e ampliar nossa percepção da realidade com os pontos de vista dos outros.

Assertividade – Para ter relacionamentos saudáveis, não basta ouvir: é preciso também falar, expressar nossas opiniões, vontades, dificuldades.Haja de forma sincera. Muitas pessoas deixam de ser francas com as outras por medo ou receio de algo ruim acontecer. Quer uma dica: Abra o jogo! Contar o que está acontecendo é muito melhor do que viver numa ilusão. Seja franco, mas lembre-se de medir as palavras. Nada de falar as coisas de qualquer jeito, isso pode terminar em confusão.

Cordialidade:Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil, solícito e simpático, é demonstrar consideração pelo o outro de várias formas. Saiba valorizar. Você não é o único com talentos incríveis. Aprenda a valorizar a habilidade dos outros. Reconhecimento sempre é bom. Admita quando errar. A famosa humildade. Saiba a hora certa de abaixar a cabeça e corrigir seus erros. Todos possuem seus defeitos. Reconhecer os seus é fundamental.

Ética:Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem acordos e não contrariem o que se considera certo e justo. Seja comprometido como um porco. Isso mesmo! Eu disse PORCO. Deixe-me explicar melhor: Quando se fala em café-da-manhã nos Estados Unidos todos imaginam ovos com bacon. Mas, para esse café-da-manhã acontecer o porco precisou se comprometer por inteiro (literalmente!), enquanto a galinha só se comprometeu pela metade. Entenderam a metáfora? Então seja mais comprometido com os outros. Se você se ofereceu para fazer algo, faça.

Fortalecer esses pilares traz melhorias não só para nossas interações no trabalho, mas também para as de outras áreas da vida – familiar, afetiva, social, de amizade. Vale a pena investir nisso – afinal, os relacionamentos são a melhor escola para o nosso

desenvolvimento pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com