TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Selecao

Ensaios: Recrutamento E Selecao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  330 Visualizações

Conceito de Recrutamento e Seleção

Uma boa gestão de pessoal é condição necessária para o sucesso de uma empresa/organização, e é através do recrutamento e seleção que é dado o primeiro passo a fim de que a gestão de pessoas seja iniciada. O processo de recrutamento e seleção permite às empresas suprirem suas necessidades de recursos humanos de acordo com os seus objetivos. Trata-se de um conjunto de práticas e métodos para atrair candidatos qualificados a ocupar posições dentro das corporações. É fundamentalmente, um sistema de informação por onde a empresa anuncia ao mercado de recursos humanos a vaga que pretende preencher.

Dividindo e decodificando os termos podemos definir “recrutamento” como a procura e atração de candidatos para ocupar certo cargo, enquanto “seleção” consiste na escolha do candidato que exercerá essa função disponível. Todo esse processo varia de organização para organização, ele depende diretamente da indigência da empresa, sendo uma atividade de relações públicas e comunicação com o ambiente externo, com o objetivo de atrair candidatos para futura seleção.

“Você contrata a pessoa pela sua capacidade. Promove ou demite pelo seu comportamento.” (Renato Munhoz da Rocha).

“Para serem bem sucedidas, as organizações necessitam das pessoas certas, na quantidade certa, na hora certa”.

Assim, atrair as pessoas certas, pelo custo certo, na hora certa é o resultado de um sistema de recrutamento eficaz.

“As Organizações de ponta estabelecem sistemas eficazes de Recrutamento que definem claramente o perfil das pessoas passíveis de nela alcançarem sucesso.”

(Saint-Clair Lopes).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com