TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões Sobre Terapia De Casais Sob A Perspectiva Da Psicologia Analítica (Título Provisório)

Por:   •  23/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

BRUNA ESTRELLA PHILIPPINI REIS LIMA

EU E O OUTRO:

 REFLEXÕES SOBRE  TERAPIA DE CASAIS SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA (TÍTULO PROVISÓRIO)

Rio de Janeiro

2016

BRUNA ESTRELLA PHILIPPINI REIS LIMA[pic 2]

EU E O OUTRO:

REFLEXÕES SOBRE  TERAPIA DE CASAIS SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA (TÍTULO PROVISÓRIO)

Artigo de conclusão de curso apresentada à Universidade Estácio de Sá, Campus João Uchôa como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia.

Orientadora:

Prof.ª Ms. Claudia Behar Jorge

Rio de Janeiro

2016


Eu e o outro: reflexões sobre  Terapia de Casais sob a perspectiva da Psicologia Analítica (título provisório)

Self and Other : Reflections on sobbing Therapy Couples one perspective[a] of Analytical Psychology

Bruna Estrella Philippini Reis Lima[1][b]

Drão!

O amor da gente é como um grão

Uma semente de ilusão

Tem que morrer pra germinar

Plantar nalgum lugar

Ressuscitar no chão

Nossa semeadura

Quem poderá fazer aquele amor morrer

Nossa caminhadura

Dura caminhada

Pela noite escura

(música Drão, Gilberto Gil)[c]

RESUMO

O presente artigo faz uma reflexão através de revisão bibliográfica dos principais conceitos da Psicologia Analítica que podem auxiliar na fundamentação teórica no trabalho psicoterápico casais.

Palavras[d]-chaves: Jung; Psicologia analítica; psicoterapia de casais; dimensões arquetípicas; individuação

ABSTRACT

This article deals with some thoughts through bibliographic review of the main concepts of Analytical Psychology that can assist in the theoretical foundation in the psychotherapeutic work couples.

Keywords : Jung ; analytical psychology; psychotherapy couples; archetypal dimensions; individuation[e]


Introdução

Este artigo busca uma revisão bibliográfica sobre a psicoterapia de casais alicerçada por alguns conceitos da psicologia junguiana.

Ao pesquisar trabalhos sobre psicoterapia com casais observou-se uma ampla aderência com a psicologia junguiana e seus conceitos fundamentais, apesar de pouco explorado em artigos científicos. Assim, considero ser interessante para o psicólogo que deseja se especializar no público de casais e família, incorporar ao ofício da prática a possibilidade de utilizar como alicerce teórico os conceitos da Psicologia analítica, fazendo uso de seus conceitos e a ampliação destes, respondendo a seguinte questão: quais os principais conceitos da Psicologia Analítica que podem auxiliar na fundamentação teórica no trabalho psicoterápico casais? [f]

Este artigo foi desenvolvido a partir dos pressupostos do modelo bibliográfico de pesquisa, que mostra a importância da utilização da Psicologia Analítica na terapia com casais.  [g]

Como complemento serão apresentados alguns conceitos de autores especializados no tema, além de aspectos relativos a uma perspectiva histórica do casamento e o ofício do terapeuta de casal.[h]

  1. O casamento e a terapia de casais[i]

                Será considerado para o desenvolvimento deste artigo não o casamento legal (dentro do aspecto das leis ao qual nossa sociedade se submete) e sim o casamento legítimo que pode ser “uma união não necessariamente legal, mas viva, criativa e profunda entre pessoas, geralmente do sexo oposto, que sejam companheiros e solidários, que tenham muitos encontros na vida, amem-se e tenham uma vida afetiva e sexual satisfatória” (VARGAS, 2004, p.84). Também é importante ressaltar que o tema de terapias de casal é extremamente amplo, além de apresentar extrema diversidade para ser comtemplado em um único artigo, para o desenvolvimento deste, especificamente, será considerado o modelo de casal formado por uma pessoa do sexo feminino e outra do sexo masculino.[j]

                O atendimento psicoterápico de casais pode ser feito mesmo com casais que não sejam casados, mas que que simbolicamente estão na “mesma casa”, ou seja compartilham de uma vida em comum. Também deve se considerar os casais que não tenham mais uma vida conjugal, entretanto tem um vínculo parental, onde esse vínculo precisa ser tratado para a proteção e benefício dos filhos, já que não existe mais casamento, mais a existe o ‘pai’ e a ‘mãe’.

                 Psicologia Analítica

                O termo Psicologia Analítica foi utilizado por Jung a partir de 1913, após seu rompimento com Freud e com o movimento psicanalítico, para caracterizar sua própria abordagem psicológica sobre o inconsciente.

  1. Individuação
  2. Os Tipos Psicológicos de Jung

                Jung, ao criar sua teoria dos Tipos Psicológicos pretendia oferecer um entendimento crítico da consciência humana, entendendo como cada indivíduo processa de modo diferente a informação e a experiência de vida (Stein, 2005). No trabalho psicoterápico com casais, a discriminação tipológica ajuda na compreensão de desentendimentos e conflitos repetitivos e típicos, que muitas vezes estão bastante relacionados às diferentes maneiras de perceber a realidade.

        


REFERÊNCIAS[k]

BAPTISTA, Ana Luiza. A Roda Xamânica de Cura na Arte-Terapia in Revista Imagens da Transformação, Vol.12, Pomar Ed., 2006. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com