TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA HISTORICA

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  2.324 Visualizações

Página 1 de 2

UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo

IGOR DO NASCIMENTO MOTTA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA HISTORICA

 (fichamento)

Americana

2016

IGOR DO NASCIMENTO MOTTA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA

 HISTORICA

 (fichamento)

        Esta atividade é parte avaliativa da disciplina de Psicologia do desenvolvimento Isob orientação da prof. Ivy Gonçalves de Almeida

 

Americana

2016

Psicologia do Desenvolvimento: uma perspectiva histórica

 (fichamento)

        

        De acordo com o autor o desenvolvimento humano é um processo contínuo que tem início na concepção e se prolonga por todo o tempo de existencia do indivíduo, o  desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo se constroe durante todas as fases   e só termina com o momento da  morte.
        

        A psicologia do desenvolvimento contempla a compreensão a respeito das transformações psicológicas que ocorrem no decorrer do tempo, se propõem em explicar como as mudanças ocorrem na vida do sujeito e de que modo podem ser compreendidas e descritas.
        
Conforme MOTA (2005) psicólogos do desenvolvimento enfrentam novos desafios no século XXI. Isso tendo em vista as novas concepções de atuação profissional buscam evidenciar a prevenção e a promoção de saúde, possibilitam que os  profissionais de várias áreas busquem na psicologia desenvolvimento ferramentas teóricas e praticas para sua aplicação profissional.
        Ainda existe uma dificuldade em conceituar o processo de desenvolvimento humano tendo em vista este vasto campo de estudo que paira sob a disciplina. Porem  alguns teóricos  tendem a propor novas formas de estudar o desenvolvimento, lançando um olhar sob  todo o ciclo vital do indivíduo.        

        Para Biaggio(1978),  a especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que levam as mudanças no comportamento em períodos de transição rápida , variaveis essas que intehgram os periodos correpsomdentes a infacia-adolescencia-envelhecimento.

         Um melhor conhecimento a respeito do funcinamento desses processos contribuirá para que a psicologia do desenvolvimento traga novas possibilidades acerca de prevenção e promoção da saúde.

Psicologia do Desenvolvimento no Brasil

No ano de 1998, é fundada no Brasil a SNPD ( Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento), propondo novos paradigmas metodologicos, estudos sistemicos no campo das pesquisas.  Os objetos de pesquisas anterios foram mantidos, porem nota-se maior destaque por estudo no curso da vida e por abordagens contextuais e sistemicas.

Referencias bibliograficas:

MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica.Temas em Psicologia,13(2), 2005, p. 105-111.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com