TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento da linguagem e do pensamento

Artigo: Relacionamento da linguagem e do pensamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: LICENCIATURA PLENA COM ENFASE EM PEDAGOGIA

LINGUAGEM E FALA

MARIA APARECIDA SANTOS

PINDAÍ/MAIO

2014

MARIA APARECIDA SANTOS

LINGUAGEM E FALA

Trabalho apresentado à Instituto de Formação Teológica IFET de como requisito parcial para obtenção de nota do curso de licenciatura plena com ênfase em pedagogia.

Orientador - Daniel

PINDAI/MAIO

2014

1. Linguagem

A consistência do comportamento humano, tal como ele é,deve-se inteiramente ao fato de que os homens formularam seus desejos e posteriormente os racionalizaram sobre a forma de palavras. Então para o bem e para o mal, as palavras fazem de nós seres humanos o que realmente somos desprovidos da linguagem seriamos como cães e gatos.

1.1 Possuindo a linguagem.

Possuindo a linguagem, somos homens e mulheres capazes de continuar no crime, não vemos que na virtude heróica, capaz de realizações intelectuais além da esfera de qualquer animal.

1.2 Sem a linguagem.

Sem a língua não poderia existir como nós os conhecemos a cultura humana, o comportamento social e o pensamento. Mas embora ninguém negue o papel central da linguagem na vida humano, definir a natureza desse papel tem sido um problema difícil e persistente desde o inicio da filosofia .

2. Fala

2.1 A fala é um processo físico tangível que resulta na produção dos sons da fala, ao passo que a língua é um sistema intangível de significados e estruturas lingüísticas.

3. Pensamento

Para Watson e seus adeptos, pensamento e fala são a mesma coisa, assim, tornando o pensamento diariamente disponível ao estudo científico, na forma de medição de movimento da musculatura da fala.

A posição Russa é de que a linguagem e o pensamento estão intimamente ligados.

3.1 Fala e pensamento.

Os psicólogos cognitivos como Vygostky e Piaget ocupam-se de fala e pensamentos na medida em que a fala esta envolvida na comunicação de conhecimento entre as pessoas.

Contudo, mais especificamente, eles se ocupam com a linguagem e com o pensamento isto é, com as relações entre lingüística interna e estrutura cognitiva.

3.2 O fluxo do pensamento.

O fluxo do pensamento não é acompanhado por um desdobramento simultâneo da fala. Os dois processos não são idênticos e não há correspondências regidas entre as unidades de pensamento e da fala. É especialmente evidente quando um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com