TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio PGE

Artigos Científicos: Relatorio PGE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DOS EXPERIMENTOS REALIZADOS EM LABORATÓRIO

INTRODUÇÃO

Segundo Skinner, comportamento operante é uma ação voluntária do sujeito que produzirá uma resposta qualquer. Ele opera sobre o ambiente, ou seja, é uma ação ou reação do sujeito sobre o ambiente, modificando-o de algum modo. O comportamento operante é adquirido e mantido devido sua consequência, logo, é

aprendido. O reforço precisa estar presente exatamente no momento em que o

comportamento desejado for realizado para obter resultados mais efetivos.

Também, de acordo com Skinner, há o conceito de extinção que tende a diminuir a frequência do comportamento ao remover o reforço que influenciou a resposta, ou seja, o comportamento não é mais reforçado ocasionando a redução da frequência da resposta até que se torne nula.

A definição de reforço, ainda segundo Skinner, a partir dos conceitos abordados em aula, é todo e qualquer evento que ocorre tornando uma reação mais frequente, aumentando a possibilidade desta reação se repetir.

Reforço primário é natural de ordem filogenética, independente de nossa vontade como a dependência por água, alimento, sexo e etc. São itens que reforçam nosso comportamento naturalmente. O reforço secundário é condicionado e é de ordem ontogenética, em que algo é aliado ao reforço primário e o sujeito aprende a reconhecer esse elemento como reforçador, ou seja, um estímulo neutro como um barulho aliado com a necessidade de água (reforço primário), após um determinado tempo esse estímulo neutro passa a ter um valor maior.

Nem todo comportamento que passou pelo processo de extinção nunca mais irá aparecer, ou seja, mesmo com a extinção o comportamento depois de um tempo

poderá voltar a se repetir, pois é um comportamento aprendido.

Esquema de reforçamento por razão está ligado com a emissão das respostas, podendo ser fixo ou variável e o esquema de reforçamento por intervalo está ligado com a passagem de tempo e a resposta em seguida, também podendo ser fixo ou variável.

PROCEDIMENTOS

Submeter o S.E às seguintes fases experimentais: mensuração do nível operante, treino ao bebedouro, modelagem do comportamento, reforço contínuo do comportamento modelado relacionado com a pressão à barra e observação desse comportamento, todas as fases experimentais foram documentadas. A seguir seguem os gráficos assim como os relatórios para aferição dos resultados obtidos.

FASES EXPERIMENTAIS

1. MENSURAÇÃO DO NÍVEL OPERANTE

Realizamos a primeira etapa do procedimento no dia 18 de Outubro , onde observamos o comportamento do S.E ao primeiro contato com a caixa de Skinner, uma vez que o animal não havia sido condicionado nenhuma vez anteriormente.

Foram observadas as seguintes respostas: olhar em direção à barra, levantar as patas em direção à barra, tocar e pressionar a barra. Tendo o sujeito apresentado a seguinte frequência de respostas:

Olhar: 04 vezes; Levantar: 1 vezes; Tocar: 6 vezes e Pressionar: 0 vezes

2.TREINO AO BEBEDOURO, MODELAGEM E REFORÇAMENTO CONTÍNUO (CRF):

Realizamos essa etapa no dia 25 de Outubro, e nessa etapa visamos fazer com que o sujeito aprenda onde poderá encontrar água no ambiente em que se encontra. Como seu período de privação normalmente é de 48 horas, se verificou o estado de agitação após encontrado o primeiro reforçoAssim que foi colocado na Caixa, foram liberados 10 reforços seguidos, onde a cada reforço liberado, o sujeito bebia a água e somente quando levantava a cabeça é que o seguinte seria liberado. Em seguida, para a etapa de modelagem, foi reforçado sempre que o sujeito se aproximava da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com