TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Analise Experimental

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Nome 1

Nome 2

RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS DE REFORÇO INTERMITENTE EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL

ITU

2012

Nome 1

Nome 2

RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS DE REFORÇO INTERMITENTE EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL

Relatório de aulas práticas de Psicologia Comportamental I, do curso de Bacharelado em Psicologia, da faculdade de Saúde e Ciências da Vida, apresentada como exigência parcial do segundo bimestre, do segundo semestre de 2012, sob orientação do Prof. Ms. Nome Prof

ITU

2012

SUMÁRIO

1.0 – PROCEDIMENTOS        

1.1 – Razão Fixa        

1.2 – Razão Variável        

2.0 – RESULTADOS        

2.1 – Razão Fixa        

2.2 – Razão Variável        


1.0 – PROCEDIMENTOS

1.1 – Razão Fixa

                Inicialmente o experimentador acessou o software “Sniffy The Virtual Rat, Pro Version 2.0”. Em seguida, utilizou-se como base para os experimentos um arquivo no qual havia um rato previamente treinado junto ao comedouro em experimento de modelagem.

                Selecionando a aba “Experiment” do software,  o experimentador clicou no menu “Design Operant Conditioning Experiment”. Uma janela foi aberta, contendo uma série de recursos disponíveis. Para o experimento em questão, utilizou-se o recurso “Reinforcement Schedule” como principal ferramenta. Clicou-se na opção “Fixed”, digitando o valor estipulado de “3” no campo em branco situado ao lado do mesmo.

                Uma vez concluída a parametrização inicial da caixa experimental, o experimentador clicou em “Ok”, retornando à tela inicial do software, onde observou o comportamento posteriormente emitido pelo rato.

                Passado algum tempo, o experimentador retornou ao recurso “Reinforcement Schedule”, estipulando um novo valor no campo disponível, a saber, o dígito “6”. Novamente concluiu a parametrização e retomou a observação do comportamento do rato. Tal procedimento se repetiu diversas vezes, ocorrendo em cada qual um aumento progressivo dos valores estipulados no campo de preenchimento, até o mesmo alcançar o valor máximo estipulado pelo experimentador, determinado como “70”.  

1.2 – Razão Variável

                Utilizando novamente um rato anteriormente treinado em etapa de modelagem junto ao comedouro, o experimentador repetiu os procedimentos iniciais para o experimento de Razão Fixa. Desta vez, porém, a diferença residiu na escolha de opção fornecida pelo recurso “Reinforcement Schedule”. Optou-se clicar na razão “Variable”.

                No campo de preenchimento, determinou-se que também se repetisse os procedimentos utilizados no experimento de Razão Fixa. Desta forma, portanto, cada vez que o experimentador estipulava um determinado valor no parâmetro, retomava suas observações acerca do comportamento naturalmente emitido pelo rato, até alcançar novamente a marca máxima de 70.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com