TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.849 Palavras (20 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 20

RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

“PROGRAMA SNIFFY PRO 2.0”

O presente trabalho tem como objetivo compor a nota da segunda avaliação da disciplina de Análise Experimental do Comportamento.

Orientador: Prof. Me Lúcio Flávio

FORTALEZA

2017

SUMÁRIO

I.Introdução................................................................................................5

II. Métodologia...........................................................................................7

a.Sujeito................................................................................................... 7

b.Ambiente, materiais e instrumentos....................................................7

c.Procedimentos.......................................................................................7

IV.Resultados............................................................................................10

V. Conclusão.............................................................................................12

VI.Referências Bibliográficas..................................................................14

VII.Anexos.................................................................................................15

RESUMO

O Behaviorismo sempre teve destaque entre as teorias que estudam o comportamento humano por ir além na ênfase da interação com o ambiente. Por fornecer informações similares ao comportamento humano, principalmente no quesito modelagem, estudamos o comportamento do rato. Sua fisiologia, em algum grau, é parecida com a dos humanos. Skinner foi pioneiro em explicar os comportamentos humano e animal através da observação. É essa a proposta do simulador Sniffy, onde podemos simular condicionamento clássico, modelagem e ainda extinção. A análise do comportamento nos concede identificar relações funcionais entre os comportamentos dos indivíduos e suas consequências. O presente trabalho nos concedeu desenvolver uma junção entre a teoria e as práticas no laboratório, desenvolvendo habilidades de observação do comportamento, facilitando assim o aprendizado. Observamos e analisamos os comportamentos a partir de um sujeito experimental, exposto pelo programa virtual “Sniffy Pro 2.0” instalado no PC, que nos concedeu recolher dados apresentando aspectos da aprendizagem. Obtivemos resultados positivos e satisfatórios nos pautando a relacionar e entender os conceitos da análise do comportamento. Apresentaremos aqui os experimentos realizados no ambiente de laboratório assim como nossas conclusões sobre cada um deles utilizando os conceitos do condicionamento operante criado por Skinner.

Palavras-chave: Behaviorismo, condicionamento, comportamento, análise.

INTRODUÇÃO

O behaviorismo é uma ciência natural que estuda os comportamentos, surgiu quando John B. Watson defendeu que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação.

Watson afirma que “a psicologia como o behaviorista a vê, é um ramo experimental puramente objetivo das ciências naturais. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento”.

O objeto de estudo do Behaviorismo de Skinner é o comportamento humano em função do ambiente. Poderíamos classificar como palavras-chave da abordagem behaviorista, a observação, a análise e a intervenção. As mudanças no comportamento do sujeito observado podem ser verificadas ao logo do experimento, através das intervenções de quem o aplica. De acordo com Skinner, (2007, p. 24) qualquer condição ou evento que tenham algum efeito que se possa demonstrar em relação ao comportamento deve ser considerado.

Segundo Moreira e Medeiros (2007) “as consequências de nossos comportamentos vão influenciar suas ocorrências futuras”. Isso implica que os comportamentos emitidos por um sujeito no presente influenciam diretamente na forma com que estes irão agir no futuro, de forma que quando reforçados tendem a aumentar a probabilidade do comportamento voltar a ocorrer e quando punidos diminuem a frequência desses comportamentos.

“Sniffy Pro O rato virtual - é um programa de computador que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratório de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental” (ECKERMAN; TOMANARI, 2003).

Os experimentos foram desenvolvidos em grupo de quatro alunas, supervisionado dentro de laboratório pelo professor da disciplina análise experimental do comportamento Me Lúcio Flávio e pelo monitor da disciplina, Rodrigo. Os resultados são obtidos com o decorrer da atividade, sendo todos satisfatórios e seguindo a linha constante do que deveria ser trabalhado, a sequência de experimentos foi concluída dentro do prazo estipulado, não sofrendo atraso em nenhum dos experimentos. O condicionamento é concluído mostrando as etapas do objetivo da atividade, modelagem e extinção.

Nos experimentos realizados foi utilizada a técnica de modelagem, onde os comportamentos semelhantes ao comportamento alvo eram reforçados.

Segundo Catania (1999) “à medida que o responder se altera os critérios para o reforço diferencial também mudam, em aproximações sucessivas da resposta a ser modelada”.

Primeiramente em nível operante (NO), foi observado aquilo que o sujeito fazia antes de passar por qualquer manipulação. É um registro importante para a comparação do antes e depois da intervenção com o reforçador. Em um segundo momento observa-se o esquema de reforçamento contínuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com