TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO CONDICIONAMENTO RATO SNIFFY

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  1.095 Visualizações

Página 1 de 8

AUTOR

Pâmela de Campos Simões ………………...RA 334.237.211.901

RELATÓRIO ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

CONDICIONAMENTO RATO  SNIFFY

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

TAUBATÉ-SP

2018

Pâmela de Campos Simões ………………...RA 334.237.211.901

 ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

Trabalho realizado como exigência para o cumprimento da disciplina Análise Experimental do Comportamento,para o segundo semestre do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Taubaté.

Orientador: Prof. Gabriel Pinelli


SUMÁRIO

RESUMO………………………………………………………………………..…..4

INTRODUÇÃO …..………………………. ...............................................….... 5

A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO .......................….... 5

MÉTODO...................................................................................................…...7

SUJEITO EXPERIMENTAL ...............................................................……..... 7

INSTRUMENTOS ..................................................................................……..7

PROCEDIMENTOS ...............................................................................……..8

RESULTADOS E DISCUSSÃO .................................................................….9

CONCLUSÃO ............................................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................. 13

ANEXOS………………………..…….………..……..……………....……..….….14

RELATÓRIO ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

RESUMO

 Este trabalho apresentará, os estudos feitos com o rato virtual Sniffy. Para tal estudo utilizamos como embasamento teórico a análise do comportamento ,no qual o seu propulsor é o psicólogo americano B.F Skinner.Dentro do presente experimento utilizamos alguns conceitos propostos e estudos por Skinner, como: o

comportamento operante;por exemplo o que utilizamos, o programa Sniffy pró torna mais fácil a nossa observação, além do manejo que se torna muito mais acessível. O estudo feito teve como objetivo demonstrar como o indivíduo opera sobre o ambiente, e resposta omitida por ele através da análise do comportamento animal, e do condicionamento operante. A teoria que utilizamos como embasamento teórico discute a questão da interação entre o indivíduo e o ambiente. Enfim o mamífero roedor, se encontra em uma espécie de caixa, que recebe o nome de “Caixa de Skinner”, e se pode perceber com clareza através desse experimento, que o nosso passado interfere no modo como nos comportamos hoje, e o passado de cada organismo é dif rente um do outro, por isso duas pessoas diante de uma mesma situação se comportam de modo diferente. O programa utilizado para o estudo foi o Sniffy, o rato virtual pró. Apresentaremos alguns aspectos para detalhar o trabalho : Introdução, método, resultados, discussão, e referências bibliográficas, que serão colocados em ordem.

Palavras-chave: Caixa de Skinner; Experimento; Modelagem; Estudo;

Sniffy, o rato virtual

Pâmela de Campos Simões ………………...RA 334.237.211.901

 ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

INTRODUÇÃO

A Analise Experimental do Comportamento,através do método Experimental, tem proporcionado explicações seguras sobre o comportamento. Segundo Lombard ,tem sido desenvolvidas técnicas de observação e resgitros de comportamentos ,visando obter dados cada vez mais precisos.

        O comportamento, que é um evento da natureza ,não ocorre por acaso, permitindo que os cientistas criem métodos que regulam a ocorrência destes fenômenos , podendo compreendê-los ,prevê-los  e controlá-los .A fim de descobrir quais condições estão relacionadas ao evento em questão, o experimentador deve exercer controle sobre as variáveis independentes que serão manipuladas , para que possa se verificar se ela produz mudança em outra variável.

O Behaviorismo de Skinner estuda o comportamento humano em relação ao ambiente, sendo observada a sua alteração mediante qualquer modificação onde estuda as respostas. O mesmo se preocupava em descrever e não em explicar o comporte subsequentes do organismo. “Pode-se dizer que as bases fundamentais que norteiam a obra de Skinner estão vinculadas a sua pretensão em fazer da Psicologia uma ciencia, e para compreender as bases filosóficas ,precisa identificar os modelos as respostas amento , a sua pesquisa tratava apenas do comportamento observável ,pois acreditava que a tarefa da investigação científica era estabelecer as relações funcionais entre as condições de estímulo controladas pelo pesquisador da ciência que ela adota .”(Micheletto,2011,p.31).Assim ,nos aproximamos da abordagem comportamentalista radical definida pelo próprio Skinner (197/1995 ), inclusive ,como a de uma filosofia da ciência ,não são determinadas por conceitos , instrumentos ou métodos rígidos ,mas , sim ,atitudes. Skinner (1953/1970) comenta : “ A ciência é antes de tudo, um conjunto de atitudes”.

        O mesmo começou seus estudos sobre a Analise do Comportamento ao  ter acesso aos livros de Pavlov e Watson, onde lhe despertou seu interesse cientifico pela natureza humana .Ao analisar os conceitos criados por estes teóricos podemos destacar quatro deles com a grande relevancia seus experimentos. São eles: Condicionamento: É uma forma de aprendizagem em um estimulo que antes era  neutro após ter um estimulo incondicionado, a lançar uma resposta reflexa .(Moreira;Medeiros ,2007,p.46) ou seja, quando um estimulo neutro é emparelhado com um reflexo e e se torna capaz de lançar respostas em retorno .Reforçamento:Eventos que acontecem e tornam uma reação mais frequente ,aumentando a possibilidade dela se repetir. Extinção: É o que tende a diminuir a frequencia d um comportamento ao remover o reforço que influenciou a resposta , ou seja , o comportamento não é mais reforçado assim diminuindo a frequência da resposta. “É a suspensão de uma consequencia reforçada anteriormente produzida por um comprtamento.Tem como efeito o retorno da frequencia do comportamento ao seu nivel operante.”(Moreira ;Medeiros,2007,p.62).Modelagem: “É uma técnica usdaa para se ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencialde aproximações sucessivas do comportamento alvo”.(Moreira ;Medeir os,2007,p.62).Portanto ,entende-se como modelagem o reforçamento diferencial de algumas respostas que vão levar à respostas que irá levar à resposta final que se deseja . Skinner escreveu que: “O comportamento operante molda o comportamento como um   escultor molda um pedaço de argila “(1953).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (519 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com