TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO COM O RATO SNIFFY

Por:   •  30/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  5.453 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL

RELATÓRIO DA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO COM O RATO SNIFFY

BIANCA BRAGA C1280G3

NATÁLIA ARAÚJO TAVARES ALMEIDA C25GCD9

Araraquara

Abril de 2015

RESUMO

O trabalho a seguir refere-se ao condicionamento operante de Skinner, no qual o mesmo desenvolveu uma caixa operante em que colocava um rato confinado em uma situação de aprendizagem. O rato era colocado como o sujeito e a caixa como equipamento experimental. Para que os alunos pudesse analisar o comportamento do sujeito, foi criado o programa de computador “Sniffy Pro – O Rato Virtual” que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento e também de reproduzir as atividades práticas no laboratório de condicionamento operante. A rato, na caixa operante, passa a receber estímulos podendo ser reforçado positivamente, como por exemplo a água e o alimento, que são estímulos reforçadores e aumentam a probabilidade de ocorrência de uma resposta. Para entender melhor sobre o condicionamento operante e como foi feita a experiência com o programa “Sniffy Pro – O Rato Virtual” é só continuar lendo o trabalho.

Palavra-chave: Condicionamento operante; Skinner; Sniffy Pro – O Rato Virtual.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

MÉTODO        

Sujeito/Participante        

Ambiente.        

Materiais e instrumentos        

Procedimento        

RESULTADOS        

DISCUSSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        

        

INTRODUÇÃO

A psicologia experimental é conhecida por estudar o comportamento humano e Skinner procurou explicar como isso funciona através de observações dos comportamentos dos animais. Foi escolhido o rato, pois a fisiologia dele, de alguma forma, é parecida com a fisiologia humana. Para que os alunos de psicologia pudessem observar e anotar os comportamentos do rato, foi criado um programa de computador que chama-se “Sniffy Pro – O Rato Virtual”.

“Sniffy Pro - O Rato Virtual” é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratório de condicionamento operante empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental (ECKERMAN; TOMANARI, 2003, p. 1569).

O condicionamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que geram mais reforço positivo tendem a aumentar a frequência com que esses comportamentos se repetem em um contexto semelhante. Sendo assim, o organismo passa a emitir respostas para produzir uma alteração no ambiente que na maioria dos casos, lhe é favorável, à essa alteração denomina-se consequência. O ambiente para o Skinner é a caixa operante onde os animais são treinados em uma situação experimental.  (ALLOWAY, T.; WILSON, G.; GRAHAM, J.; KRAMES, L. 2006)

Neste ambiente o Sniffy foi submetido à condicionalidade do experimentador, podendo ser reforçadoras ou aversivas. O alimento e a água são estímulos reforçadores e aumentam a probabilidade de ocorrência de uma resposta. A primeira associação realizada pelo Sniffy é a de “som-comida”, a segunda associação é a “barra-som”. Quando ele percebe que todas as vezes que escuta o som surge comida, ele passa a produzir som para obtê-la. Mas para produzir o som ele pressiona a barra. Uma vez adquirido esse comportamento de produzir som para obter alimento, o sujeito encontra-se condicionado. Então passa a produzir modificações em seu ambiente para chegar às consequências dessas modificações.

Ainda no processo de aprendizagem, a relação entre o reforço e a resposta emitida é encerrada, a fim de diminuir a frequência do comportamento aos níveis operantes. Esse procedimento é denominado de extinção operante. Contudo, ainda que a relação já não exista mais, o Sniffy responde em função daqueles reforçadores por determinado período de tempo ou número de vezes.

Este trabalho foi executado com operações experimentais no laboratório e tem como objetivo favorecer condições para que os alunos observem, identifiquem e demonstrem princípios comportamentais. Em geral são tratados tópicos como reforçamento, extinção, esquemas simples e complexos de reforço, encadeamento de respostas, discriminação e generalização de estímulos.

MÉTODO

Sujeito/Participante

Foi utilizado o Sniffy Pro, um programa de computador que foi criado a partir das observações de um rato de laboratório, tendo como objetivo reproduzir as ações de um rato real em uma caixa similar à de Skinner do condicionamento operante. Participou do experimento os alunos do curso de psicologia, formados em grupo de dois a três participante que ficou responsáveis por um rato.

Ambiente.

O experimento foi realizado em uma das salas de informática da Universidade Paulista, campus Araraquara, composta por computadores enfileirados na horizontal, uma lousa e a mesa do professor localizados a frente da sala. Foi distribuído para cada dois alunos um computador, com sistema operacional Windows XP,  para que os mesmos pudessem executar e analisar o programa Sniffy Pro.

Materiais e instrumentos

Os materiais e instrumentos utilizados foram as fichas de anotações, anexadas ao final do trabalho, passadas por e-mail pela professora afim de marcar os comportamentos do sujeito; livro “Sniff, o rato virtual” capítulo 9 e 10 que descreve como deve ser feito cada exercício; cronômetro para marcar o tempo de minuto a minuto do desenvolvimento de Sniffy; pen drive para salvar os exercícios realizados a cada semana; os computadores que foram distribuídos um para dois participantes; o programa do Sniffy Pro, onde a imagem da caixa de Skinner, na tela do computador, era composta por um espaço para o sujeito se movimentar, ao fundo da caixa um bebedouro de água a esquerda, a barra a ser pressionada ao centro e a caixa de som no canto superior direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (85.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com