TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de pesquisa do Piaget - Pré Operante

Por:   •  11/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Observamos um menino P.H.D.M, que está com quatro anos, o observamos por quatro dias em sua casa, essa criança se enquadra no estágio pré – operatório.

Verificamos que ainda há um egocentrismo, pois ao brincar com um amigo (da mesma idade e mesmo período pré-operatório) ele relata: ”- Esses heróis são meus, cadê o seus? ““.

Ao observarmos ele brincar vimos que tem uma vasta imaginação, que se mistura real e imaginário, fazendo brincadeiras com heróis e a mamãe, papai e o cachorrinho do livrinho da escola, o que e apropriado para essa fase, pois o Piaget diz que a criança ainda se distancia da realidade.

Podemos perceber que o P.H.D.M, é uma criança muito falante, esperta, que não para com isso podemos verificar que ele já consegue ter um domínio sobre seu corpo, pois corre de um lado para o outro, já se veste sozinho, coloca o tênis (fechamento em velcro), já usa o banheiro sozinho, já tem autonomia em pegar água (a água fica ao seu alcance), já pede algo para comer quando está com fome, e o chamar a atenção dele sua mãe pede para ele cuidar de seu corpinho, o que o faz entender que precisa cuidar para não cair ou fazer coisas erradas, na qual não é permitido em sua casa.

No seu quarto tem o cantinho com papel, lápis, lápis de cor, canetinha, giz de cera e outros materiais e podemos verificar que gosta muito de desenhar, ao verificar o desenho podemos perceber que se enquadra bem no estagio pré – operatório, pois ele projeta no desenho o que sente, não há muito realismo na cor e também não há preocupação com tamanhos e proporção (Badameco).

Verificamos também que ele já conta até 50 sem a intervenção de um adulto, já reconhece as letras do alfabeto e fala quase todas as letras em seqüência, já forma algumas palavras como seu nome, mamãe, papai, tia, não, sim, etc., já reconhecem as formas (triangulo quadrado, circulo).

Um ponto interessante ao observarmos o P.H.D.M,  foi fazer um teste que o próprio Piaget nos mostra na matéria; o teste do copo de água. Apresentamos para o P.H.D.M,dois copos com a mesma quantidade de água, porém um era baixinho e mais largo, e o outro alto e fininho, e perguntamos em qual tinha mais água e ele nos apontou o copo alto, com isso podemos verificar o que Piaget nos mostra que a criança nesse estagio constata as colocações de forma intuitiva.

Também podemos verificar o estagio do jogo simbólico, ele estava limpando o carro da mesma forma que seu avô limpa, nessa observação podemos verificar que ele já esta na fase que em que assimila o ambiente ao seu redor e em muitas vezes enquadra essa observação em seu meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com