TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO/PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I

Por:   •  22/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

ANA PAULA SILVA DUARTE

RELATORIO/PSICOLOGIA EXPERIMENTAL I

SÃO PAULO

2018

ANA PAULA SILVA DUARTE

Trabalho apresentado para obtenção do título de Licenciatura do curso de Psicologia da Universidade de Santo Amaro sob orientação do Profª.Me. Dafne Rosane Oliveira. Profª. Paula Oliveira Silva.

..........................................................

SÃO PAULO

2018

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância da teoria da Psicologia Experimental 1 e os conceitos abordados em sala de aula. Para isso utilizamos o laboratório e o sujeito virtual (rato Sniffy). Utilizamos alguns conceitos propostos e estudados por Skinner, como: o Nível operante, treino ao comedouro, modelagem e reforço contínuo. Ainda que o experimento seja feito com o sujeito virtual, apresenta evidências e resultados mensuráveis para o comportamento desejado que comprova a teoria da caixa de Skinner. Nosso estudo se apoia nas contribuições dos seguintes pesquisadores: Márcio Borges Moreira e Carlos Augusto de Medeiros que escreveram sobre os princípios básicos de análise do comportamento. Utilizamos também as contribuições do Dr. Antônio Jayro da Fonseca Motta Fagundes sobre as definições de comportamento.

PALAVRA- CHAVE: Experimento, Sujeito virtual e comportamento.

SUMARIO

Resumo......................................................................................................................03

Sumário......................................................................................................................04

Introdução...................................................................................................................05

Referências bibliográficas..........................................................................................06

INTRODUÇÃO

Coerente com a proposição geral da pesquisa o presente trabalho vai abordar a importância das etapas a serem seguidas em uma pesquisa experimental, que por sua vez objetiva analisar um determinado comportamento (pré-definido) e através de estímulos modelar esse comportamento. Mas o que vem a ser esse comportamento? O comportamento será a ação realizada pelo sujeito desse modo entra a importância de uma definição e descrição minuciosa desse dado comportamento para que em um relatório de observação possa ser reconhecido por outros pesquisadores. Deverá ainda possuir uma linguagem científica, que por sua vez é clara e objetiva, livre de subjeções, ambiguidade, direta e concisa.

Sobre este tema é pertinente questionar a definição do comportamento e sua importância para o trabalho cientifico? Qual a linguagem utilizada na elaboração das definições e descrições do comportamento? Como na prática devem ser utilizados o sujeito experimental e virtual? Quais são os experimentos que contribuem para alcançar o comportamento desejado.

Justifica-se o estudo desse assunto pela importância que o tema da caixa de Skinner tem para o condicionamento do comportamento do sujeito. Portanto, o objetivo principal desse estudo é verificar a contribuição do experimento com o sujeito virtual (rato Sniffy) para alcançar o comportamento desejado.

Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica e o experimento no laboratório, com intuito de incentivar o uso dos experimentos para mensurar e analisar o comportamento.

Podemos dizer que, o experimento no laboratório tem por finalidade aprimorar a observação comportamental, por meios de conceitos usados na pratica com o sujeito virtual. Assim diz Antônio Fagundes:

Há algum tempo- e, principalmente na década de 70- centros de pós-graduação e muitas faculdades de Psicologias do Brasil tem dado a devida importância à observação comportamental. Prova disso é um número crescente de disciplinas, voltadas para o estudo da observação do comportamento humano e animal, que tem sido incluída nos seus currículos ou do grande número de disciplinas que, em seu programa, passaram a conter noções e técnicas de observação comportamental. Como decorrência, o pessoal formado nesse centro de pós-graduação e faculdades passou a atuar em seus diferentes locais de trabalhos, como escolas, clinicas e muitos outros, aplicando esses conhecimentos e requerendo que colegas e colaboradores também o fizessem, tornando-se eles próprios, incentivadores e irradiadores dessas ideias. E de tal forma muitos centros de pós-graduação e faculdades de diferentes áreas passaram a valorizar e a incluir nos seus currículos disciplinas ou programas para estudo e a aplicação de noções e técnicas de observação comportamental. (Fagundes, 2015-p. 23,24)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com