TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Atividade de Estudo

Por:   •  29/11/2018  •  Resenha  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Atividade de Estudo

ATIVIDADE:

ESTAGIÁRIO:

Priscila Caetano de Oliveira

RA: 233005013023

SUPERVISORA:

 Profª. Juliana Bizeto

CRP 06/62420

DATA:  01/10/2018

 

PERÍODO: DAS 08:00 horas às:10:00horas

DURAÇÃO:  2 Horas 

LOCAL: Residência

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Resenha:

 TESTE RORSCHACH

 Foi elaborado por Hermann Rorschach uma técnica onde o indivíduo é induzido a revelar seu mundo privado expressando o que vê em diversas laminas. Podendo projetar sentimentos, isso porque as laminas não constituem objetos socialmente estandardizados, muito menos situações que deve dar respostas culturalmente aceitáveis.

É utilizado com instrumento de coleta de dados, "um método normativo, válido para o estudo da personalidade". Tem como objetivo informar sobre a estrutura de personalidade, pode ser aplicado tanto em crianças e adolescentes como também em adultos. É composto de dez laminas, onde há borrões de tinta de contorno não muito definido e de textura variável, mas com perfeita simetria, tendo como referência um eixo vertical. A metade das laminas desse teste são em preto e branco, duas apresentam a cor vermelha e três outras são policromadas. O testado deve responder a cada uma lâmina, indicando o que a mancha lhe parece, o que lhe sugere, ou o que lhe faz lembrar. Como as manchas estão estruturadas, a liberdade do testado tem para dar as respostas e o tempo indeterminado que tem para responder de certa forma as tornam a situação da testagem “vazia”. Esse teste é feito individualmente e não tem tempo determinado para a duração da aplicação, mas exige tempo em torno de uma hora. As respostas do testado são anotadas pelo examinados na folha de protocolo, onde obedece os princípios de sistematização para a tarefa. Para a interpretação de cada resposta que o testado dá às manchas é avaliada em função de três elementos como a localização que tem caraterização da porção da mancha visualizada pelo indivíduo testado onde vemos a maneira como ele percebe e faz contato com realidade, e o relacionamento com o mundo. Tem também os determinantes que são caracterizado pela qualidade perceptiva que condicionou a resposta (a forma, a cor, sombreamento, movimento); e o conteúdo se o indivíduo testado descreve um animal, humano, anatômico, etc.

Na folha de protocolo, esses elementos produzem cálculos que possibilitam a determinação de alguns índices, para interpreta todos esses dados obtidos no teste leva em consideração os resultados brutos, as relações entre os elementos, os índices calculados. Este teste leva em consideração a sequência e a qualidade das respostas por lâmina, o simbolismo de cada lâmina e os indicadores de ansiedade. O resultado final apresenta informações a respeito do tipo de produtividade intelectual, da tipologia que agrega os polos introversão-extroversão e sobre a estrutura da personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com