TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado em Psicologia Social e Comunitária

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Brasil

Graduação de Psicologia

Abeni Carneiro Bastos Junior

Relatório de Estágio Supervisionado Básico em Psicologia Social e Comunitária

Descalvado

2019

Abeni Carneiro Bastos Junior

Relatório de Estágio Supervisionado Básico em Psicologia Social e Comunitária

Relatório individual de estágio supervisionado básico em Psicologia Social e Comunitária da Universidade Brasil, campus Descalvado, como parte das exigências de estágio.

Orientador: Profª Me Rosangela Katia de Carvalho

Descalvado

2019

Resumo

A Psicologia Social é uma ciência que estuda o modo como vemos e afetamos uns aos outros. É o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. Sua atuação resultou no surgimento da Psicologia Comunitária, que tem gerado uma transformação social no cotidiano da maioria da população. (MYRES, 2014)

Neste contexto é destacado a identidade, como algo necessariamente relacional que se constitui nas interações entre indivíduos em contextos sociais, a qual é a junção de todas as características individuais que define uma pessoa, e que está em constante transformação, proporcionando mudanças no funcionamento da vida pessoal e da sociedade. (FERREIRA, 2014)

Estas mudanças são muito significativas para toda a população mundial que está envelhecendo rapidamente. Estima-se que até 2040, a população com idade a partir dos 65 anos de idade, seja de 1,3 bilhão. E num período de 10 ou anos ultrapasse o número que crianças de 5 anos ou menos. (PAPALIA e FELMAN, 2013)

À medida que temos visto o crescimento da população idosa vemos o aumento na procura por instituições para os mesmos. Porém a nossa realidade de Brasil ainda deixa a desejar, na questão do número de vagas nas ILPIs (Instituição de Longa Permanência para Idosos), onde boa parte dos idosos institucionalizados, chegam até tais instituições por problemas de miséria e abandono, outros por problemas mentais e físicos. Sem contar com o fato de que todo o processo de institucionalização por si só já causa muito estresse o que acaba comprometendo a qualidade de vida do idoso. (FREITAS e SCHEICHER, 2010)  

Todas estas situações mencionadas acima, como o conhecimento da psicologia social e comunitária e também o conceito sobre identidade, ou o processo de envelhecimento e de institucionalização são abordadas neste relatório como resultado das aulas de estágio e treinamento, mas que também foram vistas na prática durante a visita realizada à instituição Casa de Repouso Santa Aliança conforme descrita neste trabalho.

Palavras-chave:

Social, comunitária, identidade, idoso, envelhecer, institucionalização

SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Atividades práticas        7

3.        Considerações finais        10

4.        Anexo        11

5.        Referências        13

        

  1. Introdução

Psicologia social é o estudo por métodos científicos da maneira como os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos humanos são influenciados pela presença concreta ou imaginada de terceiros: pais, amigos, empregadores, professores, estranhos — de fato, por toda a situação social. (ARONSON, WILSON e AKERT, 2018)

É uma ciência que estuda o modo como vemos e afetamos uns aos outros. É o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. (MYRES, 2014)

Apesar da Psicologia social ter suas raízes na Europa, alguns autores a consideram um fenômeno norte-americano decorrente da migração de grandes pesquisadores, cientistas e psicólogos europeus para os Estados Unidos da América, na década de 1930, o que influenciou profundamente o desenvolvimento de tal psicologia naquela nação. (FERREIRA, 2014)

No Brasil a Psicologia tem contribuído para as transformações dos processos sociais. O conhecimento psicológico, como ferramenta para o desenvolvimento de trabalhos associados para a área da educação, saúde, trabalho, lazer e meio ambiente nas comunidades, resultou no surgimento do trabalho da Psicologia Comunitária, gerando uma transformação social no cotidiano da maioria da população, Psicólogos sociais tem se instalado nas comunidades para estudar a dinâmica das relações, atuando fundamentados na compreensão da dimensão dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social, desenvolvendo atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários. (FERREIRA, 2014)

Em se tratando das diversas possibilidades nas manifestações grupais é importante destacar a identidade, cujo conceito tem sido utilizado para explicar o comportamento social, sendo a referência de onde surgem o conceito e a imagem de si, que vai sendo construída ao longo da vida. A Identidade é a junção de todas as características individuais que define uma pessoa, e que está em constante transformação. Por meio das relações sociais, acontecem processo de modificações do convívio com outros, desenvolvendo e proporcionando mudanças no funcionamento da vida pessoal e da sociedade. (FERREIRA, 2014)

Só conhecemos a identidade, tendo o outro como parâmetro, pois a construção da mesma é a relação do indivíduo com o próximo. Portanto é indispensável a manifestação do coletivo na criação da individualidade. (FERREIRA, 2014)

Tendo em vista que a identidade não é algo inato, mas que pelo contrário vai se construindo ao longo da vida, vale apena observar a fase da vida conhecida como velhice e o processo de envelhecimento.

Segundo PAPALIA e FELMAN, 2013, o envelhecimento pode ser descrito como primário e secundário. Sendo o envelhecimento primário um processo natural de deteorização física, que se inicia quando nascemos, que acontece gradativamente e continua ao longo dos anos, independente do que as pessoas façam para evita-lo. Conforme esta visão, o envelhecimento é uma consequência inevitável de ficar velho. Enquanto que o envelhecimento secundário é o resultado de doenças, abusos e maus hábitos, fatores que em geral podem ser controlados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (61.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com