TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Neurociências sobre Mesencéfalo

Por:   •  13/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO INTA- UNINTA

CURSO DE PSICOLOGIA

LUCAS FERREIRA LIMA

RELATÓRIO DE NEUROCIÊNCIAS l

SOBRAL

2018

[pic 2]

LUCAS FERREIRA LIMA[pic 3]

RELATÓRIO DE NEUROCIÊNCIAS l

Relatório apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Inta- UNINTA, como requisito necessário para obtenção da nota da AP3 da disciplina neurociência l ministrada pela professora Me. Merivalda Doroteu.

     

 

JUNHO

 2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..............................................................................................05 

OBJETIVOS...................................................................................................06

RESULTADOS ..............................................................................................07

CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10

REFERÊNCIAS .............................................................................................11


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os conteúdos dados no decorrer das aulas práticas, como também, tentarei mostrar a importância desses conteúdos na vida acadêmica e profissional.

Palavras-chaves: neurociência, tronco encefálico, aulas práticas, psicologia, embriologia, cérebro.

                

INTRODUÇÃO                

             Literalmente, neurociência é a ciência que estuda o sistema nervoso que, por sua vez, é constituído pelo cérebro e sistema nervoso central e periférico. Ela é interdisciplinar inclui-se, então, diferentes abordagens usadas afim de compreender aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos e médicos do sistema nervoso.

        A neurociência, normalmente é estudada por diversos profissionais de diversas áreas e não somente por médicos neurologistas. Dentre os profissionais que se interessam pela neurociência temos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, nutricionistas, biólogos, biomédicos e até mesmo engenheiros, pois a capacitação nesta área pode elucidar as novas técnicas te arquitetura robótica baseadas na neurociência.

        A neurociência abrange muitas áreas do conhecimento, a partir do momento em que o cérebro se torna o foco em comum de todas as neurociências; e como tudo em nossa vida se relaciona ao cérebro, essa multidisciplinaridade é plenamente justificável.

 

A neurociência estuda também as doenças do sistema nervoso e seus reflexos em todas as funções do indivíduo, procurando métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento, além da descoberta das causas e mecanismos.    (VENTURA, Dora, 2010, p.123)

OBJETIVOS

As aulas práticas tiveram como objetivo estudar e compreender o sistema nervoso central através das demonstrações de modelos anatômicos durante as três aulas realizadas.

OBJETIVO GERAL

Objetivo de trazer mais conhecimento e esclarecer o conteúdo ministrado em aula através da prática.

OBJETIVO ESPECIFICOS

Usar modelos anatômicos para demonstrar estruturas, explicar funcionalidades destas e sua ligação com a psicologia. Assim, estudando conteúdos de embriologia, tronco encefálico e o cérebro.

RESULTADOS

Ocorreram três aulas práticas, as quais trouxeram como temas: embriologia, tronco encefálico e cérebro. A primeira aula foi sobre a embriologia, em princípio ela estuda o desenvolvimento do ser vivo desde a fecundação do ovo até o final do estado embrionário, acerca das aulas práticas aprendemos sobre esse desenvolvimento composto as estruturas anatômicas do laboratório, entretanto, após a fecundação origina o zigoto que ao decorrer sofre clivagens, ou seja, começa a divisões das células, após isso é originado a mórula, em seguida dessa fase, origina-se a blástula onde as células delimitam a cavidade interna chamada blastocele, a partir disso inicia a fase da gastrulação, onde o embrião começa aumentar de tamanho, ocorre também perante isso à diferenciação dos folhetos.

        Os folhetos embrionários originam diversos tecidos do corpo e se divide em ectoderma, endoderma e mesoderma. O ectoderma dará origem ao sistema nervoso. A neurulação, que é o processo do desenvolvimento do sistema nervoso é onde a placa neural e as pregas neurais são formadas, e o fechamento que forma o tubo neural. A placa neural se desenvolve pelo processo do notocorda, originam-se próxima ao nó primitivo, elas se fundem originando o tubo neural.  A crista neural é formada e se divide em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos.

        Desse modo, a aula prática sobre embriologia e as estruturas anatômicas que trouxeram as representações dessas fases. Foram de suma importância para compreendermos melhor a esse processo. O foco da embriologia nesse âmbito foi, portanto, a parte do desenvolvimento do sistema nervoso.

O cérebro foi o tema da segunda aula prática da disciplina. O cérebro compõe-se o diencéfalo e o mesencéfalo. Abordarei, portanto a essas duas partes que compõe o cérebro que foi tratado na aula. O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo e uma pequena parte mediana situada na porção anterior do terceiro ventrículo. Os dois hemisférios cerebrais são separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo caloso principal meio de união entre os dois hemisférios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com