TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório:FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Por:   •  28/10/2017  •  Monografia  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 9

                                                   [pic 1]

                                             Karolinne Sousa Barros

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICAS E PROJETOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

BRASÍLIA

2017

                                 

                                             Karolinne Sousa Barros

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão do curso de Pedagogia de Ensino Fundamental sob a orientação da Professora Maria Celia Cardoso Lima.

Brasília

2017

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Nome do (a) estagiário (a): Karolinne Sousa Barros

RA: C674HA-3

Curso: Pedagogia

Semestre:

Ano: 2017

INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO CONCEDENTE.

Nome da Instituição Colégio Batista de Brasília

Endereço: SGAS 905 Conj. D Av. W5 Sul

Telefone: (61) 3038-9519

Introdução

Dentro dos componentes curriculares do curso de Pedagogia, estar os estágios supervisionados em educação, dentre eles o estágio de Ensino Fundamental, desse modo será apresentando o conteúdo e a demanda que a escola possui.

O colégio escolhido para essa função foi o Colégio Batista de Brasília localizado no Bairro da Asa Sul Brasilia-DF. A escola está no mercado quase 30 anos mantida pela SOCEB. A escola de caráter cristã, procura introduzir uma educação cristã por excelência.  

Os fundadores da instituição, eram 20 membros da Igreja Memorial Batista, regidos pelo Pr. Éber Vasconcelos. Desse modo, a escola é uma instituição particular e confessional.

Diante do que foi solicitado, será abordado os seguintes aspectos sobre a gestão escolar, gestão administrativa. O objetivo atingido é mostrar ao leitor como é a estrutura da escola? Quais aspectos que podem ser melhorados? Como os alunos são avaliados?  Quais métodos são utilizados?

Para terem essas respostas, ocorreu um estágio de observação e participação com os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental, no qual esses aspectos foram regidos durante o estágio.

Foram observados os pressupostos utilizados pela professora para ministrar uma aprendizagem significativa, e ainda os suportes técnicos que possui. Como o auxílio da Coordenação Pedagógica, da Orientação Educacional e da Auxiliar de sala de aula.

Desenvolvimento

Identificação

O local estagiado, foi no Colégio Batista de Brasília uma instituição evangélica, no qual a mantenedora é a SOCEB (Associação Cultural Evangélica de Brasília) localizada na SGAS 905 Sul, dividida por cinco segmentos são eles: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Ensino Integral. Cada segmento possui sua Coordenadora. A Coordenadora responsável pelo Ensino Fundamental é a Kênia Araújo Santana, no qual acompanha o segmento e os docentes em suas atividades diárias.

Análise crítica do ambiente físico em relação a ação pedagógica:

A escola possui um modelo construtivista baseadas nas teorias de Lev Vygotsky e Jean Piaget, apresentando o aluno como centro da aprendizagem significativa e o professor sendo apenas mediador. No Projeto Político Pedagógico da escola, este modelo é verificado com clareza. Mas ocorre alguns pressupostos tradicionais, pelo tempo ser escasso para a absolvição de todos os conteúdos descritos no plano de ensino.

A interação social é vista como uma demanda importante no ambiente escolar, pois de acordo com Vygotsky e Piaget, a interação social é verificada como um centro para a inteligência e a aprendizagem significativa. A área do estágio concluído, foi no 1° ano do Ensino Fundamental. Umas das séries da Alfabetização no qual a interação social era como um centro, apesar do educador ainda ser tradicional.

Os modelos de avaliações são por meio de atividades xerografadas e testes de sondagens realizados a cada bimestre. De acordo com essas avaliações, os professores juntamente com o orientador educacional exercem um conselho de classe para a formação do relatório pessoal de cada aluno, apontando os avanços, as melhorias em que cada criança apresenta, logo, este relatório é encaminhado para os pais por meio de uma reunião bimestral, no qual o professor explica o desempenho pelo aluno.

Nas séries do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental, as formas de avaliações são regidas por provas e atividades feitas em sala de aula, as provas têm valor de 10,0 pontos com média mínima de 6,0 pontos. E também são inseridos relatórios para apontar os desempenhos de cada aluno. Caso o aluno não atinja o esperado, cada semestre ocorre uma recuperação para que seja atingido as notas precisas.

A escola possui projetos, como a “Mostra do Conhecimento”, onde todas as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio participam. Este projeto induz os alunos a pesquisas aprofundadas para debates de assuntos solidários e acolhedores. Os projetos são organizados pela equipe gestora da escola e o corpo docente, sendo assim, cada turma tem como auxiliar um docente.

Características da gestão escolar:

O ambiente apresentado, é viável para a quantidade de alunos que a escola possui, mas precisa de algumas reparações para que fique mais aconchegante. Regido por uma diretora, a escola apresenta características de limpeza e comodidade para todos os alunos. O zelo pelos materiais didáticos são uma das responsabilidades dos professores.

Existe um laboratório de Ciências, onde são feitas as experiências cientificas de Química, Física e Biologia. Os alunos do Ensino Fundamental 1 quando precisam do laboratório, é necessário reservar com uma semana de antecedência, mas mesmo assim ainda fica difícil utilizar o espaço, devido a prioridade ser do Ensino Médio, nesse caso, a gestão escolar poderia reparar e ampliar esse espaço tão almejado pelos alunos.

O Colégio Batista de Brasília está no mercado quase 30 anos, e a cada ano vai renovando-se e ampliando os espaços, deixando a escola com acessibilidade e o corpo docente preparado para ministrar suas aulas para qualquer perfil de alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com