TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação dos Conceitos da Gestalt

Por:   •  1/10/2015  •  Resenha  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 5

Resenhista: Samya Lorrayne Freire Silva

Esta resenha foi baseada nos seguintes textos: Gestaltpedagogia –” Um caminho para a escola a educação” – Olaf.Axel Burow Karlheinz Scherp. Enfoque Fenmenologico da Personalidade – Yolanda Citrão Forguieri. Refazendo um caminho – Jorge Ponciano. O objetivo da resenha é relacionar os conceitos de Humanismo, Existencialismo, Psicologia da Gestalt, Teoria de campo, Teoria organismica, e deixar claro que, a acadêmica absorveu todo o conteúdo, através das aulas com a professora, aulas de monitoria, e apresentação dos seminários com os temas abordados em sala.

A análise dos textos estudados refere-se as abordagens de Gestalt-terapia. Tratando-se entender o ser humano como um todo. E através da Gestalt ser capaz de penetrar no homem, capaz de compreender não só seus pensamentos, não só o corpo, mas o sentido que ele pode dar aos fatos.

O homem é um ser que está inserido no mundo dentro de um contexto, tempo e espaço, sendo assim um ser concreto, e singular, pois o homem é único e individual. Ele deve colocar no centro seus pensamentos, sentimentos, sensações físicas e atitudes. É importante o homem conhecer a si mesmo, pois é assim que ele caminha para conhecer o mundo. Através da consciência e do fenômeno é que conhecemos aquilo que nos mostra nossos sentidos, e o que se passa na mente de dentro para fora. É a atividade de percepção, perceber é intencionar o fenômeno.

A característica fundamental da percepção é a intencionalidade, pois é através dela que aquilo que é um objeto se constitui na consciência, pois toda consciência é consciência de alguma coisa, cada qual dará um significado diferente para um mesmo objeto ou uma mesma situação. E através da nossa intencionalidade e percepção, descobrimos o que é fundo e o que é figura. O fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos ponteos que compõe uma figura (objeto).

O mundo do homem é o conjunto no qual a pessoa existe, sendo assim o mundo circundante, humano e próprio. O homem está em contato direto com esses três mundos, com um leque de possibilidades sendo assim um ser saudável, ou podendo haver possibilidade de ser um ser doente onde ele não está em construção, ou seja não projeta seu futuro, e não vê saída, pois o homem saudável está sempre em construção. O ser saudável tem a figura e o fundo sempre em movimento. O ser doente está sempre preso ao passado ou neurótico com seu futuro, e nunca vive no aqui e agora. Através do sentimento pré-reflexivo o homem compreende seu existe, e sabe identificar se está preocupado, tranquilo, com bem ou mal-estar em relação consigo mesmo ou com seu mundo.

O espaço vital seria a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento, o que está presente no aqui e agora pode ser explicado nesse espaço vital.  O comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido à lei da boa-forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio, o meio geográfico e o comporta mental. O meio geográfico é o meio enquanto tal, o meio físico em termos objetivos. O meio comportamental é o resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção. Há uma tendência de estabelecer a unidade das semelhanças entre duas pessoas, mais que as suas diferenças. Essa tendência é o que a Gestalt denomina de força do campo psicológico. O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma. É o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes.

A realidade fenomica pode ser compreendida como o meio comportamental da gestal, ou seja a maneira particular como o individuo interpreta uma determinada situação. A fenomenologia explica como o indivíduo intenciona o fato.

Para Lewin, esse conceito não está se referindo apenas à percepção mas também as características de personalidade de cada indivíduo, a componentes como a situações passadas e que estejam ligadas ao acontecimento, na forma em que são representadas no espaço de vida atual do indivíduo. De acordo com ir as coisas mesmas (conceito da fenomenologia), é a realidade tem duplo movimento, da qual a realidade em si que se sabe até como ela se representa na mente. A descrição busca o íntimo e inegável das coisas buscando a interpretação. A busca do significado da consciência, é através da redução fenomenológica, que coloca em contato direto com a existência e a chegada da totalidade. O Gestalt-terapeuta deve utilizar essa redução para confirmar a existência, e a aceitação para aceitar a existência. A psicologia da foram, quer dizer, que o terapeuta deve fazer um REforma, colocar como fundo as preocupações, valorizar o bom e o belo, e mudar a intencionalidade do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com