TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpesoais

Pesquisas Acadêmicas: Relações Interpesoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA

DISCIPLINA N° 04

ROTEIRO DE PRATIQUES E PPS

1. “Devemos, destacar a responsabilidade da escola para com o aluno, ressaltando a necessidade do interesse que o educador deve ter pela vida do aluno como um todo, fazendo com que a escola passe a ter sentido na vida dele”. (PEDROZA, 2012, p.26)

• Sobre desenvolvimento e educação, o que a autora apresenta como papel da escola e dos educadores?

Resposta: A autora deixa bem claro para que isso aconteça é precisso uma atividade onde é exercida por todos educadores, pois é de extrema importância, a escola tem de se dirigir ao aluno de maneira que possa atingir toda sua personalidade, respeitando e estimulando sua espontaneidade total de ação e de assimilação. Pois é necessário ter uma formação também psicológica, afim de melhor compreender a natureza e o desenvolvimento dos alunos de suas escolas e poder agir verdadeiramente como educador.

2. Leia esta frase da autora: “A idéia aqui apresentada de personalidade leva em consideração um sujeito ativo em suas ações que se apóia em sua personalidade para exercer essas ações, ao mesmo tempo em que a partir da própria ação transforma sua personalidade”. (PEDROZA, 2012, p.52)

• Qual ou quais são os desafios que a autora aponta para a formação do educador?

Resposta: Vai ser preciso que o educador passa por experiências que faça sentido e que aumente seus recursos de personalidade para exercer suas funções, comprometendo-se a desenvolver características de personalidades para o desempenho da profissão.

3. A autora ao discutir as relações interpessoais e a gestão democrática na escola apresenta a seguinte idéia:

“É necessário desenvolver no contexto escolar relações interpessoais que permitam uma integração das diversas áreas do conhecimento e das diferentes funções de cada membro da escola, reconhecendo a necessidade de superação da fragmentação do saber e dos fazeres, características da escola tradicional”. (PEDROZA, 2012, p. 78)

• Que elementos a autora aponta como mais importantes para desenvolver a gestão democrática na escola?

• Como as relações interpessoais podem contribuir para a gestão democrática?

Respostas: Para desenvolve uma gestão democrática na escola é preciso de uma elaboração de um projeto político-pedagógico que vise á superação das contradições existentes em nossa sociedade e que promova o desenvolvimento de uma nova consciência social e de novas relações entre os homens, numa perspectiva mais humanista, e da participação de todos que fazem parte do contexto escola, onde tem um compromisso que vai alem da sua qualificação nas áreas propostas, e também o compromisso de participar das mudanças sociais. As relações interpessoais contribui de forma que haja uma interação com todos os membros da escola, para reconhecer a necessidade do saber e dos fazeres, onde todos vão questionar a realidade existente e não apenas de sua negação, pois é preciso questionar essa realidade para apontar mecanismos de superação, e estimular a pluralidade de experiências e de concepções pedagógicas.

4. Monte um álbum com recortes de revistas, jornais, desenhos ou figuras retiradas da internet, pequenos textos que caracterizem os diferentes estágios de desenvolvimento humano. Busque figuras que melhor expressam as discussões desta disciplina. Na internet digite um site de buscas de imagens sobre “estágios de desenvolvimento humano” ou então os nomes dos autores estudados como Piaget, Freud, Wallon, etc. Aqui o trabalho em equipe pode ser muito importante, pois a colaboração de todos pode levar a trabalhos individuais excelentes. escreva uma pequena síntese da sua pesquisa, podendo abordar um dos temas pesquisados.

Respostas:

Síntese sobre Jean Piaget

Jean Piaget (1896 - 1980) foi um teórico da educação e psicólogo suíço, considerado um dos maiores no segmento da educação no século 20. Foi o fundador da epistemologia genética, cujo estudo central é a investigação da gênese e desenvolvimento psicológica do pensamento humano. Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Aos onze anos percebeu um melro albino em uma praça de sua cidade. A observação deste pássaro gerou seu primeiro trabalho científico. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. Convém esclarecer que as teorias de Piaget têm comprovação em bases científicas. Ou seja, ele não somente descreveu o processo de desenvolvimento da inteligência mas, experimentalmente, e comprovou suas teses. Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até às vésperas de sua morte. Piaget dividiu o desenvolvimento mental das crianças em: 1º Período do nascimento a aquisição de linguagem; 2º Período no qual, por meio da linguagem, a criança torna capaz de reconstruir ações passadas sob a forma de relato e antecipa ações futuras por meio da representação verbal; 3º Período do pensamento-operativo, onde o sujeito torna-se capaz de lidar com o ponto de vista alheio; 4º período da adolescência, onde o indivíduo passa do pensamento concreto para o hipotético-dedutivo.

5. Faça uma pesquisa com os (as) pedagogos (as) da escola que você escolheu para realizar a PPS – Prática Profissional Supervisionada. Nesta pesquisa procure saber se:

• Pergunte como os conhecimentos de psicologia ajudam no cotidiano como educadores.

• Como trabalham com os diversos grupos de alunos (idade, série, etc.) sobre disciplina e motivação.

• Existe na escola algum projeto especial voltado para atividades específicas com disciplina e motivação?

• E na sala de aula? Que trabalhados/atividades são desenvolvidas com maior freqüência na sala voltadas para disciplina e motivação?

• Como estes profissionais lidam com as relações interpessoais no dia a dia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com