TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpessoais - Abodagem Psicológica

Artigo: Relações Interpessoais - Abodagem Psicológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 5

A CULTURA COMO VISÃO DE MUNDO

INTRODUÇÃO

Somos animais? O que nos tornam diferentes dos outros animais? A diferença é a cultura!

A partir desse pensamento, iremos apresentar os conceitos de cultura no mundo, como ela surge e opera na sociedade. A importância dela na construção dos povos, etnias, religiões... Como ela se agrega ao dia a dia do homem, e como ela influência no comportamento do ser humano.

1 O QUE É CULTURA?

Cultura significa Cultivar, e vem do latim colere. A Cultura é uma junção de diversas coisas, está no modo de pensar, falar, agir e até mesmo de criar. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam á geração seguinte, aonde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

Ela é levada muito a sério, pois muitas pessoas defendem aquilo que elas acreditam e aquilo que faz parte da convivência delas, fazendo assim com que haja conflitos entre algumas culturas.

Cada família tem uma cultura diferente, mas cada pessoa dessa família pensa, acredita e age de forma diferente no meio dos mesmos, ou seja, através de uma cultura, formam-se outras culturas, porque até então todas foram formadas a partir de uma única cultura, que por sinal foi formada por muitas outras culturas e assim por diante.

Não se pode dizer que cultura está somente aqui ou ali, cultura está em todos os lugares, pois se pararmos para olhar tudo ao nosso redor com um olhar crítico, iremos perceber que existem tantas coisa diferente no meio de uma só coisa, por exemplo, podemos olhar um pedaço de madeira e ver vários detalhes e esses detalhes formam de certa forma uma arte, uma arte que também é considerada por uma cultura, pois foi confeccionado por alguém que veio de uma outra cultura que passou a sua adiante.

Então, a Cultura Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social que se originou do homem pré-histórico e com isso fez com que o desenvolvimento humano haja de forma relacionada com seus antepassados.

1.1 QUANDO SURGE?

Surge a cultura quando é inserida a primeira regra social no mundo, assim podemos dizer que ela se inicia no tempo dos primatas, desenvolvendo-se passo a passo ao longo da evolução física, em sintonia com o ritmo biológico do ser. A partir desse processo de evolução, o cérebro recebeu estímulos para tais desenvolvimentos e habilidades com braços e mãos assim produzindo suas primeiras ferramentas de pedra e madeira e pequenas pinturas em cavernas.

Segundo o conceito de Leslie White (Antropólogo), considera-se a passagem do estado animal para o humano, quando o cérebro do homem foi capaz de gerar símbolos. A cultura então é introduzida por símbolos, sem os quais não existiria.

1.1.1 COMO OPERA NA SOCIEDADE?

A cultura opera da seguinte maneira, são divididos os grupos sociais em classes e cargos dentro de empresas, por exemplo, na questão de classes, existe a classe alta, onde as pessoas são ricas, classe média, onde as pessoas conseguem viver se mantando de forma regular e a classe baixa, onde é quase impossível manter uma casa por falta de recursos.

Na questão de cargos nas empresas, os funcionários são divididos da seguinte maneira, o dono, o líder e o operário, o dono pode ou não ser aquele que fundou a empresa, o líder é aquele que segue as ordens do dono, mas mantendo sempre a ordem do ambiente, o operário faz coisas parecidas, mas o trabalho é maior muita das vezes.

Então, o que muda de uma classe ou de cargo para outro, são as dificuldades encontradas na vida de cada um, pois os problemas não são os mesmo.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com