TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre concepções e modelos de ensino

Por:   •  22/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 3 de psicologia

Relações entre concepções e modelos de ensino

No modelo comportamental baseado na concepção ambientalista, o homem se desenvolve de acordo com o ambiente que está inserido, e a escola propicia a aquisição do conhecimento, que prepara para a vida. Com base nos estímulos, o professor cria situações de aprendizagem, transmitindo seus conhecimentos para os alunos. O aluno é um receptor de informações, que ao ser incentivado consegue ter um desempenho melhor, treinando, repetindo, memorizando. Para o modelo comportamental, o erro é uma resposta indesejável, que deve ser extinta, e a concepção ambientalista justifica isso quando diz que após uma ação que gere consequências negativas, a pessoa que a praticou irá tentar modificá-la e não repetir novamente, podendo levar até a extinção desse comportamento.

Baseado na concepção interacionista, no modelo interacionista de acordo com a interação com o meio é construído o conhecimento, na escola se relacionam conceitos espontâneos e científicos, mediados pelo professor. Que também tem a participação da ajuda dos pais. O aluno assume um papel ativo, estando no centro do seu aprendizado, refletindo e participando. E por meio da troca com as outras pessoas, vão sendo construídos diferentes conhecimentos.

Construção de conhecimento por meio do aluno

Há uma preocupação com os processos de pensar do aluno, que deixa transparecer que é priorizada a organização e a transformação do pensamento mais do que a estrutura das disciplinas científicas e o acúmulo de conteúdos. Dessa maneira, a forma de iniciar o ensino de um conteúdo é particularmente marcada por atividades mobilizadoras dos conhecimentos prévios dos alunos e de seus interesses, o que dá origem a um processo de ensinar complexo e aberto. Cabe ao professor, nesse caso, um papel flexível não só de estimulador do processo de aprendizagem, como também de ator capaz de adaptar-se às diferentes situações criadas, estabelecendo novas sequências didáticas a partir delas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com