TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTE SOBRE O MODELO DE ENSINO APRENDIZAGEM ADOTADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 8

Lista de Exercícios

 

  1. DISSERTE SOBRE O MODELO DE ENSINO APRENDIZAGEM ADOTADO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
  • DIFERENÇAS COM O TRADICIONAL

Existem várias diferenças do ensino tradicional para o EaD, as principais diferenças são em relação ao local, enquanto no ensino tradicional todas as atividades do curso acontecem em sala de aula, no EaD estas tarefas são divididas entre encontros presenciais e o ambiente virtual de aprendizagem com a realização de trabalhos e fóruns, outra diferença é a interação, os alunos dos cursos tradicionais podem fazer perguntas direto ao professor a qualquer momento da aula, enquanto no EaD o aluno precisa esperar o momento adequado para colocar sua dúvida (quando o professor abre a transmissão para os polos de apoio se manifestarem) ou se comunicar através da internet, e temos também a frequência, os cursos tradicionais exigem a presença física do aluno todos os dias, enquanto o EaD possui horários de estudo mais flexíveis e os encontros presenciais são mais definidos, e podem ser uma vez ao mês, ou como é o nosso caso uma vez na semana.

  • AVANÇOS

Com o avanço da tecnologia e o advento da internet, o ensino a distância vem tendo um crescimento significativo em todo o mundo e em praticamente todas as áreas de ensino que vai desde os cursos profissionalizantes aos de especializações. A maior vantagem é a flexibilidade, permitindo que o aluno tenha acesso ao conteúdo a qualquer hora do seu dia e quantas vezes forem necessárias podendo conciliar diversas áreas da sua vida, como por exemplo o trabalho.

  • VANTAGENS  

A educação à distância traz possibilidades maiores para a inclusão social, pois, amplia o alcance da educação presencial tanto no que tange ao espaço quanto ao tempo. Enquanto que na educação presencial, um professor tem um tempo fixo para atender sua turma, no qual dificilmente é possível atender individualmente cada aluno, a educação à distância possibilita atender a qualquer tempo e em qualquer espaço - não é preciso que os interlocutores sequer compartilhem fisicamente o mesmo espaço e tempo.

  • DESAFIOS

O principal desafio é desenvolver competências que proporcione a oportunidade de pessoas a propagarem à sua maneira de pensar, agir, construir e acima de tudo, aplicar o conhecimento adquirido.

 

  1. DESCREVA SOBRE HISTÓRICO/EVOLUÇÃO DO ENSINO, EM ESPECIAL NO BRASIL?

Nas últimas décadas, o aperfeiçoamento da nova geração de sistemas de EaD estão pautados não somente em critérios quantitativos, mas qualitativos e se desenvolveram simultaneamente em vários lugares, destacando-se a Inglaterra que, na década de 70 passou a ser referência mundial nesta modalidade com a Open University. Êxito similar alcançaram também os países Espanha e Venezuela com suas Universidades Abertas. A EaD vem democratizando o ensino, proporcionando formação de qualidade e de acordo com a disponibilidade de cada aluno. Estes fatos têm feito crescer a procura por esta modalidade de ensino em detrimento a presencial. No Brasil esta modalidade de ensino está numa fase de transição, isto é, começando a adotar o EaD na educação. Muitas organizações ainda estão se limitando a transpor para o virtual adaptações do ensino presencial, o que denominamos de aula reutilizada computacionalmente.

 

  1. – DISCUTA SOBRE OS TERMOS COMUNS QUE SURGIRAM COM O ADVENTO DA INTERNET
  • NOVAS TECNOLOGIAS
  • NOVAS DEFINIÇÕES DE TERMOS (E-BOOK)
  • NOVOS SERVIÇOS (E-COMMERCE, INTERNET BANKING)

O advento da internet trouxe vários conceitos e expressões, que foram se tornando conhecidos no cotidiano das pessoas ligadas a empresas, corporações e etc. Expressões como e-commerce, e- book, internet banking surgiram nas conversas de profissionais, estudantes e etc. A essas expressões estão se juntando o termo e-learning, que tem como meta prover a educação institucional de uma série de facilidades quando em conjunto com uma certa infraestrutura tecnológica.

 

  1. – DEFINA AS SEGUINTES METODOLOGIAS DE CURSOS DE EAD
  • BLENDED-LEARNING

(Bimodal, semipresencial), parte a distância e parte presencial.

  • EDUCAÇÃO ONLINE  

Processo de ensino aprendizagem por meio de tecnologias telemáticas.        

  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Pode ter ou não momentos presenciais.

  1. – EXPLIQUE COMO SE DEU A QUARTA GERAÇÃO DE METODOLOGIAS DE UM CURSO DE EAD?

A partir do momento que as aulas virtuais passaram a ser baseadas no computador e internet.

 

  1. - QUAIS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MAIS UTILIZADOS PELA QUARTA GERAÇÃO DE UM CURSO DE EAD? DEFINA A FUNÇÃO DE CADA UM.

Computadores conectados à internet - a partir dos quais os alunos poderão obter grande parte do material didático das disciplinas, bem como participar de discussões via correio eletrônico, fóruns, lista de discussões e pesquisas.

Salas de teleconferências - a partir das quais os alunos em lugares geograficamente diferentes, terão acesso ao conteúdo em tempo real, através de sinais de áudio e vídeo usando a rede (web).

Material impresso - constituído por textos especificamente construídos ou bibliografia de apoio.

 

  1. – COMENTE OS SEGUINTES TÓPICOS ACERCA DA MODALIDADE DA EAD QUE SÃO REQUISITOS IMPORTANTES DO EDUCANDO:
  • AUTONOMIA

Saber organizar seu roteiro de estudos, decidir o que vai fazer, procurar o professor quando necessário, é saber valer a autonomia como a capacidade de perceber quando precisa de ajuda, ser um aluno auto - determinado na busca dos seus objetivos.          

  • DEDICAÇÃO

É fundamental para quem quer se sair bem na EaD, pois o aproveitamento vai depender da dedicação do aluno e do acompanhamento do tutor que tem papel fundamental de motivador e “cuidador” daquele que precisa.          

  • RESPONSABILIDADE

O aluno é o responsável pelo seu sistema de organização de horários e senhor de suas ações, ou seja, ele mesmo dita a intensidade, o quando, aonde e o quanto estudar. O aluno é o maior responsável pela construção da sua aprendizagem.

  1. – BASEADO NO MATERIAL BÁSICO DA DISCIPLINA, DEFINA CICLO DE APRENDIZAGEM E SOFTWARES EDUCATIVOS?

O ciclo da aprendizagem na interação aprendiz -computador, aqui explicitado pode ser observado, principalmente, na situação em que o aprendiz utiliza o computador com softwares específicos para resolver um determinado problema ou construir algo de seu interesse particular ou do interesse de uma comunidade, mas de forma cooperativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (179.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com