TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representações Sociais da Velhice entre Idosos que Participam de Grupos de Convivência

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

 

 

JOSENILSON AURELIANO GOMES SANTOS  

Representações Sociais da Velhice entre Idosos que Participam de Grupos de Convivência

  

ARAÚJO, L. C. L. C. et al. Representações Sociais da Velhice entre Idosos que Participam de Grupos de Convivência. Psicologia ciência e profissão, Brasília. UFPB, Paraíba. v. 25, n. 1, p. 118-131, março, 2005.

 

Resumo apresentada à disciplina estagio básico II - Envelhecimento do curso Graduação em Psicologia da Faculdade Anísio Teixeira, solicitado pela Prof.ª Esp. Ubirailde Queiroz como requisito parcial obrigatório para obtenção do grau de Bacharel em Psicologia.  

   

   

FEIRA DE SANTANA- 2022.  

O envelhecimento trata-se de alterações fisiológicas, ao componente genético e ao estilo de vida. E pode surgir patologias crônicas e degenerativas (NERY, 2004).

Psicólogos de diversas áreas em trabalhando formas de intervenções para melhoria das condições de vida dessa população, cujo crescimento gira em torno de 11 milhões a cada ano. (ARAUJO, ET ALL, 2005). Alguns pesquisadores trabalham em cima de um dos maiores desafios enfrentados pela psicologia, é que a família e sociedade civil, não se adapta para lhe dá com essa transição do desenvolvimento adulto ate perpetuar a velhice, o assunto é tratado como antigênicos, tendo em vista um período que não havia “se desenvolvido.”

Segundo (ARAUJO, ET ALL, 2005), uma das estratégias para trabalhar as relações na velhice, é através das representações sociais dos idosos participantes de grupos de convivência acerca dessa fase que os idosos estão presentes, bem como identificar as representações sociais, físico orgânicos e psicossociais do envelhecimento humano.

Segundo (DEBERT, 1999), para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os idosos, não é apenas tratar-se de salários, mas sim proporcionar uma melhor qualidade de vida para esse grupo, ou seja, proporcionar cuidados socioculturais e psicológicos e tornar um ambiente prazeroso de lazer e saudável. contribuindo para uma representação positiva da velhice.

Para (DOISE, 1990), a utilização da teoria das representações sociais é bastante útil à medida que se lida com um marco conceitual que envolve tato o nível interpessoal e intergrupal. Dessa forma, é possível partir das representações pessoais de objetivos sociais para um exame das cognições no nível grupal, que permitem ao pesquisador a apreensão dos aspectos compartilhados de uma representação.

Para ARAUJO, (ET ALL, 2005), ainda segundo o pensamento de (MOSCOVICI, 2003), toda representação surge da necessidade de transformar o que é estranho, o que não é compreendido, em algo familiar. Sendo uma forma de “domar o desconhecido.”

Segundo (ARAUJO, 2005), o processo de construção de representações sociais da velhice processa-se em trocas de conhecimentos populares e científicos, através de experiencias grupais.

Para (ARAUJO, 2005), a família e amigos é o ponto chave para o envelhecimento saudável, a partir das relações interpessoais. E que não se pode ter bem star e lazer sem cuidados físicos melhorando o sedentarismo. Logo idoso tem de ter vontade de fazer alguma atividade física levando também em consideração cada limitação da idade, mesmo sendo em interação grupal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com